A NASA anunciou nesta sexta-feira (7) planos para transformar a Estação Espacial Internacional (ISS) em um centro de atividade comercial na órbita baixa da Terra. Não é de hoje que a agência planeja tornar a ISS um ponto-chave para ajudar empresas privadas a operarem no espaço.

Uma nova medida permite que as companhias interessadas comprem tempo e lugar para produzir, comercializar ou testar seus produtos. “A ISS está agora aberta para negócios”, diz Stephanie Schierholz, porta-voz da agência espacial americana.

Em agosto, o administrador da NASA, Jim Bridenstine, formou um comitê para procurar maneiras de abrir a agência espacial à comercialização. Segundo ele, isso poderia garantir novas fontes de receita para a NASA.

Também está nos planos permitir que astronautas particulares viagem em veículos espaciais dos EUA para visitar e permanecer na ISS a partir de 2020. Além disso, atividades de negócios particulares podem ocorrer na estação, como “fabricação no espaço”, atividades de marketing, pesquisa em saúde “e mais”, diz a NASA.

publicidade

Um plano de cinco partes informa que não há conflito com o uso do ISS pelo governo e pelo setor público. O objetivo da NASA é tornar-se “um dos muitos” usuários da estação e, segundo a agência, isso deve levar a benefícios para os contribuintes.

Já existem 50 empresas privadas realizando experimentos na ISS. Entretanto, este anúncio é sobre a criação de uma estrutura que possa formalizar e dimensionar melhor essa oportunidade ao longo do tempo. 

Via: TechCrunch