Uma das melhores novidades que surgiram no Android Pie e está sendo otimizada para o Android Q fica por conta de um modo escuro nativo, que não chegará em versões anteriores do sistema. O modo escuro, por sua vez, traz uma série de benefícios, que o Olhar Digitalexplicou anteriormente, como forçar menos a vista do usuário em ambientes escuros ou até economizar a bateria de aparelhos com tela OLED.

Felizmente, quem não está pensando em trocar de celular ainda pode ter acesso ao modo escuro através de launchers e aplicativos que tenham esta opção. A seguir, veja esta lista elaborada pelo Olhar Digital com os cinco melhores launchers para Android que contam com um modo escuro.

Action Launcher

Um dos programas mais tradicionais de sua categoria na Google Play fica por conta do Action Launcher, que em sua última versão traz o famigerado Material Design do Google em sua interface. Apesar de ele possuir alguns recursos pagos, o seu modo escuro pode ser ativado de forma gratuita em suas Configurações na opção “Quicktheme”.

Além disto, outro diferencial de seu modo escuro é que além de ele vir pré-configurado com o modo escuro, suas cores são completamente personalizáveis. Ou seja, você definir se ele ficará com um tom de preto mais claro ou escuro, por exemplo.

publicidade

Reprodução

POCO Launcher

Quem é fã da Xiaomi ou gosta ao menos da linha dos pocophones, mas não tem um aparelho da marca, com certeza já deve ter recorrido a este launcher oficial da Xiaomi para qualquer Android. Assim como na opção acima, nas configurações, o modo escuro deste launcher é ativado na opção “Plano de fundo”, entretanto, ele não traz tantas opções de customização para as suas cores.

Reprodução

Nova Launcher

Outra opção bastante popular em sua categoria é o Nova Launcher, que é bastante conhecido principalmente pelas sua velocidade e atalhos por gestos para realizar tarefas com agilidade. O grande diferencial de seu modo noturno fica por conta de ele poder ser ativado automaticamente de acordo com a hora do dia.

Reprodução

Microsoft Launcher

Quem utiliza um computador com o Windows 10 tem uma série de vantagens ao utilizar o Microsoft Launcher como poder usar a função da linha do tempo para conseguir continuar uma tarefa de onde parou em seu dispositivo. Diferente das outras opções acima, o modo noturno do Microsoft Launcher não é aplicado diretamente a sua grade de aplicativos, marcando presença nos widgets e telas de configurações.

Reprodução

Lawnchair Launcher

O Lawnchair Launcher é um aplicativo relativamente novo na Google Play, que ganhou rapidamente seu público fiel por ser completamente gratuito e trazer o visual da Pixel para outros aparelhos. O seu modo noturno é bem simples, mas ele tem o diferencial de poder ser aplicado individualmente para algumas configurações, ou seja, você define quais partes do sistema ficarão com ele ou não.

Reprodução