Há duas semanas, a Opera anunciou oficialmente a chegada o Opera GX, que a companhia considera ser “o primeiro navegador gamer” do mercado. O software é dedicado ao público que é fã de jogos e que, naturalmente, consome muita memória do computador ao jogar e assistir a conteúdos em serviços como o Twitch. Agora, o browser já pode ser baixado.

O Opera GX está disponível para download via acesso antecipado, ainda com disponibilidade restrita a sistemas Windows. É provável que a empresa divulgue a versão estável ainda no final deste ano.

A primeira grande proposta do Opera GX é o GX Control. Trata-se de um painel de configuração pelo qual os usuários podem selecionar a quantidade absoluta ou a porcentagem de memória RAM e CPU que o navegador consome do sistema. Até por isso, quem não é gamer, também pode aproveitar bastante essa ferramenta, otimizando o desempenho do computador. 

Softwares que exigem muito da máquina, como o Chrome, ou sites repletos de Javascript, normalmente são um grande problema para os usuários em geral. A princípio, o GX Control foi pensado para que o Opera GX abrigue sessões pesadas de games em curso no navegador aberto, mas, é claro, qualquer um pode aproveitar essa novidade da forma que bem entender.

publicidade

O Opera GX também integra o Twitch na barra lateral esquerda e notifica os usuários logados na plataforma assim que um streamer que eles seguem começa uma transmissão. Além disso, inclui acessos diretos a sites populares entre os gamers, como Discord, Youtube e Reddit. Também nesse sentido, o GX Corner será um espaço do Opera GX reservado para que os navegantes se informem com as últimas notícias, lançamentos e ofertas. 

Design e sons dedicados + Paleta RGB para mudar a cor

Para o novo produto, a Opera entrega um design totalmente renovado em relação ao Opera 60, com fundos de tela e esquemas de cor mutáveis – de 10 sugeridos a 16 milhões de possibilidades. A paleta RGB não falta no mundo gamer, e aqui são indispensáveis para que os jogadores se “sintam em casa com qualquer configuração”. Também teremos sons especiais, como consequência da colaboração da Opera com Rubén Rincón e a banda Berlinist, recentemente nomeada a um BAFTA Games Awards.

A companhia também ressalta que o melhor do Opera 60 e outras versões do navegador seguem no Opera GX, o que faz dele uma boa alternativa dentro da ascensão dos navegadores Chromium. Ele tem VPN e bloqueador de anúncios anexos, além de uma função “Picture in Picture” para assistir a vídeos em janelas separadas e integração direta com Telegram, WhatsApp ou Facebook.

Fonte: Genbeta