A cada nova inscrição, o WhatsApp fica mais atraente aos olhos do público, isso porque conecta mais e mais pessoas todos os dias. No Brasil, o mensageiro é a rede social #1 na plataforma iOS e o aplicativo #2 na categoria comunicação do Android. A plataforma oferece criptografia de ponta a ponta e a verificação em duas etapas como recursos de segurança. Porém, existe quem prefira outras alternativas, como o Telegram, o serviço de mensagens que ganhou bastante espaço na mídia nos últimos dias por conta do vazamento das conversas entre juízes envolvidos no caso da operação Lava Jato, da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MPF). Mas será que existe aplicativo de mensagem infalível?

Em primeiro lugar, tanto o WhatsApp quanto o Telegram são aplicativos seguros, porém, é necessário que os usuários ativem os recursos de segurança no momento em que fazem o registro nos serviços, a partir das configurações iniciais, ou então, posteriormente, a partir dos ajustes de cada app. Ambas as plataformas contam com criptografia de ponta a ponta e verificação em duas etapas.

publicidade

No caso do Telegram, essa última é realmente importante, pois é através dessa função que diminuímos as chances de terceiros terem acesso às nossas conversas. Especialmente, quando usamos múltiplos dispositivos. Em comparação ao WhatsApp, a experiência do Telegram no PC é diferente. Enquanto o mensageiro de propriedade do Facebook apenas espelha as mensagens recebidas no celular, no Telegram, o PC se conecta diretamente à nuvem. Logo, mesmo que o seu smartphone estiver desligado, todos os dispositivos vinculados à conta poderão utilizar o chat sem problemas. Assim, quanto maior for a camada de proteção, menores serão as chances de quebra da sua privacidade.

Reprodução

publicidade

Agora, o que os dois aplicativos também possuem em comum é o fato de que utilizam o número de telefone para uso do serviço de mensagens. Se por um lado isso facilita o uso dessas plataformas, por outro, deixa as pessoas mais expostas, visto que é o seu número de telefone que está em evidência para os outros. Mas existem outras alternativas?

É claro que existem alternativas mais seguras que o Telegram e o WhatsApp. Dois aplicativos bastante difundidos entre ativistas e jornalistas no mundo todo são o Signal e o Threema. Ambos estão disponíveis para iOS e Android.

publicidade

Aplicativos infalíveis: Signal

  • Posição #46 App Store

  • Não aparece no Top 100 da Play Store

Reprodução

O Signal é um aplicativo de mensagens gratuito, de código aberto, que serviu de base para a criação da criptografia do WhatsApp e ficou mundialmente conhecido por ser usado por Edward Snowden, ex-analista da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA).

publicidade

Como no WhatsApp, na hora de fazer o registro, os usuários também devem verificar o número de telefone para usar o Signal. Assim que o aplicativo verifica o número, o servidor gera um par de chaves. Em seguida, exclui o número do banco de dados. Quando a chave estiver pronta, o pessoa poderá começar a se comunicar.

Aqui, porém, vale um adendo, diferente dos aplicativos mais populares, também é possível criar uma conta com um número de telefone público exclusivamente para o Signal. Isso garante uma camada extra de proteção contra pessoas mal-intencionadas, pois você pode usar o número do seu escritório, por exemplo, e passar para desconhecidos e empresas sem medo de ser importunado no futuro.

Dito isso, o Signal criptografa todos os bits de dados enviados/recebidos pelo usuário; fornece recursos privados de vídeo e chamadas de voz; e permite gerenciar dispositivos vinculados. Além disso, é possível criar grupos criptografados e adicionar membros a estes.

Por ser de código aberto, qualquer pessoa com um bom entendimento de protocolos de segurança e criptografia pode verificar o código-fonte do Signal. Este, aliás, é um dos pontos fortes do serviço, afinal de contas, você já deu uma olhada no código-fonte do WhatsApp?

Apesar de oferecer uma interface bem básica, o Signal permite compartilhar arquivos com outros usuários, possui modo noturno e não deixa que outros contatos façam capturas de tela das conversas (essa opção não vem ativada por padrão).

Aplicativos infalíveis: Threema

  • Posição 2 da App Store entre apps pagos

  • Posição 6 da Play Store entre apps pagos

Reprodução

O Threema é um aplicativo pago, custa R$ 10,90 na App Store, e R$ 9,49 na Play Store. Isso provavelmente acontece porque este é um dos únicos, senão o único aplicativo de mensagens que não solicita número de telefone ou ID de email para registrar um conta.

O app gera um ID de usuário aleatório que permite enviar ou receber mensagens anonimamente. A melhor analogia ao funcionamento dos servidores do Threema é com o trabalho de um carteiro, que leva as cartas às pessoas sem conhecer o conteúdo das mensagens. Depois que a mensagem é entregue ao usuário, ela é excluída do servidor automaticamente. Ao contrário do que é feito, por exemplo, com o Telegram, que mantém os dados armazenados na nuvem, mesmo que criptografados (a não ser que se use o recurso Chat Secreto).

A Threema também emprega criptografia de ponta a ponta e, assim como o Whatsapp, pode ser acessado na área de trabalho. O aplicativo inclui um sistema de verificação de contato que impede que usuários falsos entrem em contato com você.

O Threema ainda permite fazer backup de ID, mensagens e outros dados. Suporta emojis, conversas em grupo e tem modo noturno, mas não suporta chamadas de vídeo.

Como podemos perceber, alternativas existem, mas não são tão populares, talvez por que sejam serviços pagos ou por não terem tantos usuários.

Com informações de App Annie, Signal e Threema