Em maio, o Google revogou a licença para Android da Huawei. Desde então, fornecedores de hardware, projetistas de chips, organizações de padronização e outras instituições passaram a cancelar seus acordos com a companhia. Essa medida forçou a Huawei a acelerar o desenvolvimento do Android OS e de uma alternativa para o Play Store.

Se a companhia quiser sobreviver sem o Google, vai precisar garantir que seus smartphones tenham acesso a todo o ecossistema de aplicativos. Por isso, está convidando os desenvolvedores de apps populares da Play Store a enviar versões compatíveis com o EMUI, que vem pré-instalado na AppGallery, a loja de aplicativos da fabricante chinesa.

Um desenvolvedor anônimo enviou para o XDA Developers o e-mail que recebeu da Huawei: trata-se de um convite para aproveitar a AppGallery, que, segundo a marca, tem “270 milhões de usuários ativos por mês” em mais de “350 milhões de celulares” — metade deles fora da China.

O e-mail promete suporte completo aos desenvolvedores para que eles publiquem seus aplicativos na AppGallery, mas não deixa claro qual será exatamente esse suporte. Por fim, convida a fazer parte de uma comunidade com mais “560 mil” de desenvolvedores, embora não seja possível especificar o quão ativa essa comunidade realmente é.

publicidade

O fato de a Huawei enviar esses convites não surpreende e ela não é a única a fazer isso. O XDA Developers recebeu e-mails similares da Amazon para publicar na Amazon Appstore. Ainda assim, é interessante considerar que os convites são feitos enquanto a fabricante chinesa sofre com as restrições impostas pelo governo norte-americano e coincide com o anúncio feito à Bloomberg, que detalha a estratégia da loja de aplicativos da Huawei fora da China.

Via: XDA Developers