O Telegram sofreu um ataque de negação de serviço e ficou instável para usuários de todas as partes do mundo, incluindo o Brasil. Os desenvolvedores do aplicativo reconheceram, no Twitter, que o serviço foi vítima de um ataque potente, mas eles garantem que dados de usuários não foram comprometidos.

Na manhã desta quarta-feira, 12, o Telegram foi ao Twitter informar seus usuários que estava sendo alvo de um ataque DDoS – ou seja, de negação de serviço. Nesse tipo de golpe, servidores recebem uma imensa quantidade de requisições e acaba ficando saturado. Como consequência, o serviço para de funcionar por completo – ou ao menos parcialmente.

De acordo com informações do serviço DownDetector, que analisa “apagões” de sites na web, as falhas do Telegram atingiram o mundo inteiro, mas foram muito mais perceptíveis para usuários brasileiros.

publicidade

Esse tipo de ataque não configura uma invasão hacker. O Telegram garante, no Twitter, que seus servidores não foram invadidos, e os dados dos usuários não foram comprometidos. O acesso ao Telegram já foi restabelecido.

-> 5 funções do Telegram que podem evitar o vazamento de mensagens
-> Aplicativos infalíveis no quesito privacidade: estas são as alternativas ao Telegram e ao WhatsApp
-> Hackeamento legal ou ilegal? Saiba o que atingiu Moro e a Lava Jato

Rival do WhatsApp, o Telegram se tornou centro de uma polêmica no Brasil devido a um suposto ataque hacker que resultou no vazamento de conversas privadas entre o ex-juíz e atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e o promotor Deltan Dallagnol. O Telegram diz não ter identificado nenhuma invasão a seus servidores

Relatado pelo site The Intercept Brasil, o vazamento expôs trocas de mensagens relacionadas ao processo envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado por corrupção por Moro quando ainda era juiz.

Até agora, não está claro se o ataque DDoS tem alguma ligação com o caso brasileiro.