A Oledcomm quer elevar as coisas ao disponibilizar o LiFi – (“Light Fidelity”) uma tecnologia sem fio, que utiliza luz para transmitir dados – de alta velocidade nos voos da Air France e da KLM. A empresa de tecnologia francesa anunciou que irá equipar um avião de médio porte com o LiFiMAX no feira International Paris Air Show.

No segundo Congresso Global LiFi, em Paris, nesta semana, a Oledcomm, juntamente com os colaboradores do Latécoère Group, da Université Paul Sabatier, e da DGAC, revelaram um produto LiFi projetado para ser executado em aeronaves a uma altura de 30.000 pés. Ele é construído sobre a tecnologia LiFiMax que a Oledcomm anunciou no início deste ano, durante a Consumer Electronics Show (CES), e pode, entregar velocidades de até 100Mbps por assento – uma melhoria em relação à taxa máxima do padrão LiFi anterior, que era de 23Mbps.

Se as velocidades prometidas da Oledcomm forem verdadeiras, o LiFiMAX permitirá que os passageiros reproduzam vídeos em 4K, videogames, conteúdos em Realidade Aumentada e, claro, acessem para e-mails, sites e afins. Essas altas velocidades para a Internet a bordo são inéditas. Atualmente, o WiFi mais rápido disponível nas companhias aéreas domésticas nos EUA está em torno de 15 Mbps, com um com suporte para até 16 conexões simultâneas e alcance máximo de 92 mil pés.

Ao contrário do WiFi, o LiFi usa transmissão de luz em vez de ondas eletromagnéticas para transmissão de dados. Esse tende a funcionar melhor em ambientes altamente densos, devido à menor interferência da luz. Alguns argumentam que o LiFi é mais seguro que o WiFi ou Bluetooth, porque a luz não consegue penetrar através das paredes. Mas há desvantagens notáveis, como o alcance muito mais curto.

publicidade

“O LiFi é ideal para a indústria aeroespacial e nos permite mostrar que não estamos mais no estágio de pesquisa, mas que já estamos criando aplicativos de negócios de alto valor agregado”, disse o presidente da Oledcomm, Benjamin Azoulay, em comunicado. “O LiFiMax é o resultado de mais de 10 anos de pesquisa. Trabalhamos para criar um produto baseado nos novos padrões de comunicação e oferecer às empresas segurança e velocidade sem precedentes na internet sem fio”.

Um representante da Oledcomm disse que o LiFiMAX deve estar disponível nos voos da Air France até o final do ano. A marca tembém planej levar o LiFiMax para casas e escritórios ainda 2019. Um único pacote, que inclui um transmissor e um receptor, custará aos usuários US$ 900 (R$ 3.453).

 

Via: Engadget