Detalhes sobre o sistema operacional próprio da Huawei – codinome HongMeng – não param de surgir a cada dia. De acordo com uma reportagem do jornal chinês Global Times, a companhia está intensificando a bateria de testes da plataforma com gigantes da internet e fabricantes domésticas de smartphones. Inclusive, a publicação informa de que o sistema está apresentando um desempenho 60% mais rápido que o do seu maior rival, o Android, durante as prévias.

A matéria do Global Times ainda cita uma fonte próxima a uma grande operadora móvel da China. Ela teria dado pistas de que a Huawei está trabalhando em conjunto com a gigante da tecnologia Tencent, assim como as fabricantes Xiaomi, Oppo e Vivo, para acelerar o lançamento do sistema operacional. O material, porém, não cita a origem das declarações, o que levanta dúvidas quanto à sua veracidade. Pode ser até mesmo uma informação plantada para assustar o governo norte-americano (principalmente o Google).

Fato é que a notícia cria uma atmosfera de expectativa quanto a um futuro competidor do Android. Apesar de ainda ser difícil de acreditar que um sistema operacional esteja pronto para rivalizar com o domínio do Google, a reportagem apresenta uma visão diferente. Segundo o jornal, o chamado HongMeng OS (ou ARK OS) pode ser lançado nos próximos meses, como uma alternativa surpreendente para o atual mercado. Um anúncio antecipado do HongMeng pode acentuar as tensões da guerra comercial entre a China e os Estados Unidos.

Enquanto os EUA reforçam o banimento da Huawei e o impedimento de suas relações comerciais com empresas norte-americanas, a empresa pode estar preparando um lançamento surpresa que vai chocar o mundo da tecnologia. No entanto, há especulações de que o novo sistema chegará com o Mate 30, no último trimestre do ano. O Global Times ainda cita algumas fontes do setor para sugerir que ele virá junto ao Huawei P40, previsto para o primeiro trimestre de 2020.

publicidade

Fonte: Gizmochina