O aplicativo de mensagens do Android, anteriormente conhecido como “Mensagens do Android” e Google Messenger, deve ter dois novos recursos em breve. Quem fez o anúncio foi o XDA Developers, depois de conseguir ativá-los com a ajuda do desenvolvedor Quinny899.

Nenhuma das ferramentas está ativa para todos os usuários, mas ambas já são funcionais — isso significa que podem aparecer a qualquer momento. Uma delas é o “SMS verificado” para empresas e a outra, um “Lembrete para responder a SMSs” mais tarde.

 

Reprodução

publicidade

O primeiro recurso foi percebido há alguns meses em referências no código APK do aplicativo de mensagem. Agora, foi possível ativá-la e conhecer seu funcionamento. Basicamente, a função permite saber se a empresa que está escrevendo para você é verificada ou não. O Google diz que não será possível ver o conteúdo da mensagem, então a verificação é provavelmente baseada no número de telefone da empresa ou em algum registro prévio, como ocorre no WhatsApp e no Twitter.

A segunda novidade é a chegada dos lembretes de resposta. Eles aparecem na notificação, ao lado de outras opções que já estão disponíveis para todos — como marcar como lidas ou respondidas. Curiosamente, existe uma função parecida no Android Oreo.

Reprodução

A diferença aqui é que o recurso é integrado a partir do aplicativo, para que funcione em versões anteriores do Android. Por enquanto, os lembretes são mais restritos do que os do Android, porque a única opção é lembrar uma hora depois.

Ambas as funções estão disponíveis na versão mais recente do app Mensagens, mas ainda estão desativadas. O XDA Developers descobriu como ativá-las, mas não explicou como fazer o processo, então será realmente preciso esperar a liberação das ferramentas pelo Google para conhecê-las.

Via: XDA Developers