Quase tudo que se conecta à internet pode ser hackeado e a Samsung sabe disso. Por essa razão, a empresa publicou no Twitter um vídeo no domingo com um tutorial de como verificar se sua Smart TV está infectada por vírus.

Não está claro o que motivou a publicação e nem porque o sistema operacional não faz automaticamente a busca em segundo plano. Porém, devido às inúmeras perguntas, a sul-coreana excluiu o tweet na manhã desta segunda-feira (17/6). Mas você pode conferi-lo aqui graças ao CNET, que salvou o texto.

A verificação do seu computador em busca de vírus é importante para mantê-lo funcionando sem problemas. Isso também vale para a sua TV QLED se ela estiver conectada ao Wi-Fi! 

Evite ataques de software mal-intencionado à sua TV, usando o antivírus na sua TV a cada poucas semanas. Veja como  pic.twitter.com/7hWUfJwy1K

publicidade

– Suporte Samsung EUA (@SamsungSupport) 17 de junho de 2019

A conta respondeu no Twitter que o vídeo foi postado “para a educação do cliente e para tê-lo como uma etapa específica de solução de problemas” e não necessariamente foi feito em resposta a qualquer ameaça específica.

Para procurar vírus em sua TV Samsung QLED, vá para “Configurações” e depois “Geral”. Uma vez lá, role para baixo até “Gerenciamento do sistema”, clique na guia “Segurança inteligente” e depois “Digitalizar”. Isso acionará o software antivírus integrado para fazer uma varredura de verificação na sua televisão. Quase todas as TVs da Samsung acima de 40 polegadas são Smart Tvs, ou seja, podem se conectar a redes Wi-Fi

Muitas das TVs da empresa operam com o Tizen, um sistema operacional proprietário, que possui um navegador da Web e uma loja de aplicativos, oferecendo assim duas portas de entrada para códigos maliciosos entrarem na sua televisão. Portanto, talvez a dica da Samsung seja valiosa.

Via: CNET