Fortnite, PUBG ou Apex Legends colocaram na mesa a popularidade atual de Battle Royale, games nos quais jogamos contra 99 jogadores (sozinhos ou por equipes), e onde só pode haver um vencedor. E você consegue imaginar um Battle Royale baseado no Mario Original da NES (Nintendo Entertainment System)? Bem, ele existe e parece agradar os jogadores.

InfernoPlus, um canal do YouTube, tornou esse jogo real, batizado de Mario Royale. No momento da publicação dessa matéria, ele já tinha 1.459 jogadores online. Fácil de jogar, difícil de vencer e acessível em nosso navegador. Estas são algumas das chaves do game, que tem o objetivo claro de ser o mais fiel possível à proposta original.

Para criar este jogo, seu desenvolvedor baseou-se no game original do NES. O mapa onde jogamos é praticamente idêntico ao que encontrávamos no Super Mario Bros. A operação é simples: 75 jogadores lutarão para chegar no Bowser Castle (linha de chegada) primeiro. E você terá que matar os outros ao longo do caminho. Existem várias maneiras de morrer, seja porque fomos eliminados por alguém ou porque o mapa tornou a missão mais difícil do que o esperado com:

  • Vácuo ou magma;
  • Plantas carnívoras;
  • Koopas;
  • Concha de Koopa;
  • Poder da estrela (usado contra nós).

via GIPHY

publicidade

Assim como no original, os elementos do jogo em si podem nos matar, mas os jogadores podem usar projéteis ou o poder da estrela — obtido quando batemos nos blocos que veremos no mapa — para nos derrotar. Assim, o objetivo principal é matar e não morrer — a filosofia de toda game no estilo Battle Royale.

Para vencer, é necessário que os últimos três jogadores que restarem cheguem ao Bowser Castle e subam os degraus do pódio. A progressão dos mapas é linear, por isso chegamos no castelo gradualmente (haverá cada vez menos jogadores e os obstáculos no mapa se tornarão cada vez mais difíceis). O criador enfatiza que é fácil de jogar, já que só temos que nos mover e pular. No entanto, vencer não é tarefa simples, já que é fácil morrer.

Algumas curiosidades sobre o jogo

Mario Royale é a primeira proposta do seu desenvolvedor, que afirma tê-lo criado após apenas três semanas de trabalho com o HTML5. Ele pode ser executado no navegador e sua grande vantagem é que, no momento, não tem anúncios, além de não ser necessário criar uma conta.

Para começar a jogar, basta acessar o site do jogo. Nele vemos o nome do game e os usuários que estão conectados. Após pressionar “Play now!”, é obrigatório digitar o nome (que o jogador preferir) e ir para a “sala de espera”. Os jogos começam quando 75 jogadores chegam na sala. E com quase 1.000 pessoas conectadas constantemente, não se leva nem 10 segundos para começar.

Seu criador enfatiza que, apesar de ser um game simples, podemos jogá-lo com joysticks do Xbox One ou do Playstation 4. Ele disse achar irônico como vários dos títulos do Steam baixados para o seu computador não permitem que ele use um controle padrão, enquanto um game tão simples como este não haja o menor problema.

Na página do InfernoPlus podemos ver as várias alterações que foram feitas para melhorar a experiência — por exemplo, passar de 99 para 75 jogadores, assim a coisa ficava menos caótica. E, mesmo que o jogo seja gratuito, caso você queira colaborar com desenvolvedor, você pode fazê-lo no seu perfil Patreon, no qual aceita assinaturas de um dólar por mês.