Teegarden é uma estrela tão pequena e fraca que, apesar de estar muito próxima à Terra – a 12,59 anos-luz de distância – não havia sido identificada até 2003. Tempos depois, sua proximidade converteram-na em uma forte candidata para a busca de planetas. E hoje (19/6), uma equipe de astrofísicos anunciou o descobrimento de dois exoplanetas potencialmente habitáveis na órbita da Teegarden.

Os planetas receberam os nomes de Teegarden b e Teegarden c (Teegarden a é a própria estrela). Eles foram detectados através do CARMENES, um espectrógrafo de infravermelho e luz visível que opera no Observatório de Calar Alto, em Almería, na Espanha. O instrumento faz uso da técnica Doppler, que permite detectar o movimento produzido pelos planetas na estrela quando giram em torno dela.

Este pequeno movimento só é detectado pelo CARMENES por causa de sua precisão de 1m/s, identificando mudanças de velocidade em anãs M ou anãs vermelhas, como a Teegarden a. A estrela descoberta, além de oferecer condições para que exista água líquida em órbitas próximas, irradia a maior parte da sua energia em ondas vermelhas e infravermelhas (a especialidade do CARMENES).

O astrofísico alemão Mathias Zechmeister e sua equipe observam a estrela Teegarden desde os primeiros passos do CARMENES, há três anos. Suas medições mostraram a presença de, ao menos, dois sinais que, após meses de observação de seguimento em outros observatórios, foram identificados como planetas. O que é mais impressionante é que tanto o Teegarden b como o Teegarden c poderiam abrigar água em sua superfície.

O Teegarden b completa uma órbita ao redor de sua estrela a cada 4,9 dias, enquanto o Teegarden c o faz em 11,4 dias. Ambos têm uma massa similar à da Terra, porém estão muito mais próximos da sua estrela que nós estamos do Sol (2,5% e 4,5% da distância da Terra ao Sol, respectivamente). Além do mais, a Teegarden tem uma temperatura de 2600ºC, equivalente à metade da estrela que orbitamos.

Um fato marcante é que o Teegarden b é o exoplaneta que mais se assemelha ao nosso entre os 4.058 descobertos até agora. Além da massa parecida, ele também recebe uma radiação semelhante – até por isso, seu Índice de Similaridade com a Terra é de 0,95. Segundo os investigadores, há 60% de chance de sua superfície ser temperada, com temperaturas entre 0 e 50ºC. Caso possua uma atmosfera como a da Terra, o termômetro oscilaria entre agradáveis 28ºC. O Teegarden c, pelo contrário, teria uma média de -47ºC, similar à de Marte.

O problema dessa ideia otimista é que, estando tão perto de uma anã vermelha, ambos os exoplanetas teriam sofrido maior erosão atmosférica do que a Terra, tal como as erupções solares atingiram a Proxima b. Eles também poderiam sofrer um acoplamento de maré, sempre mostrando a mesma face para sua estrela, como a Lua para a Terra, criando um lado queimado e um outro congelado.

Fonte: Gizmodo