Desde que foi anunciada, a possível privatização dos Correios se tornou um assunto polêmico. De um lado, pessoas que são contra a ideia, como os prórpios funcionários da estatal. Do outro, há quem apoie isso como uma modernização da gestão do serviço. De qualquer forma, o presidente Jair Bolsonaro deu o sinal verde para a privatização.

É bastante natural que diversas empresas demonstrem interesse em assumir o controle de uma companhia que controla grande parte das entregas realizadas no país. Essa poderia ser a chance de uma grande expansão por aqui. Pensando nisso, duas multinacionais estariam interessadas em adquirir os Correios: a norte-americana Amazon e a chinesa Alibaba, dona do Aliexpress.

As informações são da Coluna Esplanada, e garantem que, segundo fontes ligadas diretamente ao setor, ambas as empresas estão estudando discretamente a compra dos Correios. Esse pode ser um meio de expansão bastante interessante para ambas, já que elas enviam boa parte de seus produtos para o todo país por meio da estatal. Tendo o controle da mesma, elas poderiam não apenas baratear os custos de entrega, mas também gerar mais receita terceirizando o serviço para outras companhias, inclusive concorrentes. 

Além disso, as empresas podem atrair bancos privados para se associarem à compra, já que os Correios atuam também com o Banco Postal, o que pode modificar o setor bancário brasileiro. As negociações ainda não têm data para acontecer, mas, tal disputa pode balançar todo o setor de e-commerce brasileiro, que vêm crescendo ano após ano.

publicidade