A maioria das pessoas utiliza em seu computador o Windows para realizar diversas tarefas do dia a dia, tanto para trabalho quanto para lazer. Apesar do sistema operacional da Microsoft ter passado por diversas melhorias, nunca se sabe quando você terá um problema causado por ele ou por conta de seu hardware.

Se por algum motivo você acabou preso fora do sistema, uma boa alternativa para tentar arrumá-lo ou ao menos para recuperar os seus arquivos consiste em utilizar uma distribuição Linux, que pode ser executada a partir de um pendrive. A seguir, confira esta lista elaborada pelo Olhar Digital com quatro distribuições Linux para arrumar o seu PC.

Rescatux

Uma distribuição bem popular para o reparo de computadores fica por conta do Rescatux. Através dela, você consegue resolver diversos problemas relacionados ao boot do sistema, como algum parâmetro que não deixe o Windows ou outra distribuição Linux ser iniciada.

Reprodução

publicidade

Além desta função mencionada acima, mais uma opção que faz esta distribuição Linux se destacar, é que dependendo da versão do Windows que você utiliza, é possível fazer um reset da senha, útil para o caso de esquecimentos. Por fim, esta distribuição também conta com o VLC, que pode lhe auxiliar a fazer um acesso remoto a um notebook com a tela quebrada.

Clonezilla Live

A segunda opção desta lista é uma distribuição para quem quer estar prevenido de erros. Sendo uma distribuição que roda do pendrive, com ela você pode criar uma cópia perfeita de seu HD, que poderá ser utilizada para restaurá-lo quando acontecer um problema.

Reprodução

O seu único ponto negativo fica por conta de sua interface, que como pode ser visto nas imagens acima, é utilizada via comandos de texto.

SystemRescueCD

A distribuição mais popular para reparar computadores fica por conta do SystemRescueCD e não é à toa. Essa distro acaba trazendo ferramentas úteis para reparticionar HDs e até para recuperar arquivos de drives danificados.

Reprodução

Além deles, dentro de seu pacote estão incluídos alguns programas úteis como um navegador, que é claro, pode ser utilizado para fazer a busca pelo erro que está impedindo você de utilizar o seu computador.

Trinity Rescue Kit

A última opção desta lista, assim como o SystemRescueCD, também traz uma seleção generosa de ferramentas para reparar máquina que estejam com problemas no Windows. Através dela, é possível realizar o reset de senhas e até mesmo rodar antivírus para remover ameaças que entraram em seu sistema.

Reprodução

Apesar de contar com tantas ferramentas, assim como outras ferramentas exibidas aqui, o seu contra é a sua utilização, já que a sua interface é toda feita em texto.