Desde que a Apple incluiu o infame corte na tela do iPhone X para abrigar a câmera frontal e outros sensores em um aparelho que tem todo o resto de sua parte da frente coberta por tela, a indústria de tecnologia perdeu qualquer vergonha de fazer o mesmo. No entanto, isso não significa que será assim para sempre; pelo menos não no que depender da Oppo, uma fabricante chinesa que apresentou um protótipo interessante para contornar o problema do entalhe.

A solução proposta no protótipo é simples: em vez de recortar um pedaço da tela para abrigar a câmera, a empresa pretende colocar a câmera debaixo da própria tela, de modo que o sensor fique escondido quando não está em uso.

publicidade

A demonstração foi feita na MWC Shanghai, que está acontecendo nesta semana na China. Para tirar esse feito do papel, a Oppo utilizou um material transparente especial, mas as imagens do Engadget China, que conseguiu se aproximar do aparelho, mostram que é bastante fácil reconhecer a área da tela que esconde a câmera frontal.

Reprodução

publicidade

Quando o usuário precisa fotografar, o aparelho se ajusta para que a luz da tela não interfira na foto. A área do display sob a qual está o sensor da câmera se apaga, permitindo a foto, mas pela demonstração do Engadget é possível perceber que o resultado não é exatamente perfeito, provavelmente fruto da quantidade reduzida de luz que chega às lentes da câmera pela interferência dos componentes da tela.

 Reprodução

publicidade

A solução é claramente imperfeita, mas ainda assim promissora. A indústria vem se revirando para tentar lidar com o problema de design óbvio do “notch” e as ideias interessantes estão começando a surgir. Uma delas são as câmeras retráteis, que são reveladas por um mecanismo móvel apenas quando o usuário vai tirar a foto; a parte negativa é que partes móveis podem apresentar defeito mecânico com o tempo e dificulta a impermeabilização para garantir que ele seja à prova d’água. Uma outra alternativa que tem se popularizado nos últimos tempos é o furo na tela, como faz o Galaxy S10, mas esse formato não impede a interrupção visual do notch.

A câmera sob a tela seria o objetivo final: um aparelho com a parte frontal totalmente ocupada pela tela, sem a necessidade de partes mecânicas e à prova d’água. Até o momento, porém, a tecnologia está longe de chegar ao mercado: o protótipo da Oppo ainda é só um protótipo, criado para experimentação e demonstração, e ainda mostra problemas claros. Mas é um começo interessante.

publicidade