A Avell é uma marca brasileira especializada em notebooks de alto desempenho. O histórico da empresa pode ser visto em um review de outro modelo de notebook que já escrevi para o Olhar Digital.

Os notebooks da marca são direcionados para quem curte jogos, já que vêm equipados com componentes de última geração. Mas, logicamente, também servem para qualquer outra aplicação pesada, como edição de vídeos e fotos, por exemplo.

E hoje o review é do modelo G1750, um notebook da linha MUV da Avell. Essa linha vem equipada com GPU da Nvidia série 16 e CPU de 9ª geração da Intel. 

O G1750 tem uma configuração potente, mas passa despercebido pelo seu design e acabamento. E isso é bom. Acompanhe o review e saiba o motivo.

publicidade

Notebook Avell G1750 MUV: Design e acabamento

Ao olhar esse portátil pela primeira vez, é bem provável que você suponha que é um notebook comum. Mas dentro da sua “carenagem” existe um motor e outras peças potentes (a qual falerei adiante).

A parte boa de um design discreto para notebooks direcionados a jogos, é que você pode leva-lo a uma reunião de negócios ou ao trabalho e não chamar a atenção. Porque é fato que a maioria dos notebooks gamers possuem designs diferenciados e com LEDs coloridos para todo lado.

Reprodução

Nos notebooks da Avell, isso não existe (ao menos até a data desse review). O Avell G1759 tem design clean, tampa lisa e é todo na cor cinza. Quase todo feito em plástico, mas nada que o desabone, já que o acabamento é bem feito e o plástico resistente. Portanto, ele passa como se fosse um notebook de trabalho mesmo. Suas dimensões são de 39.57 cm (L) x 26.08 cm (P) x 2.74 cm (A). Mas, apesar da aparência discreta, é um tanto pesado: 2,5 quilos. Mas é o que se espera de um notebook de alto desempenho e com tela grande.

Notebook Avell G1750 MUV: tela

A tela tem 17,3 polegadas, resolução full HD (1920 x 1080 pixels) e tecnologia LCD IPS. É uma tecnologia madura, funciona muito bem para oferecer cores vibrantes e com ótimo equilíbrio entre brilho e contraste. Vale destacar que é anti-reflexiva, mas a taxa de atualização é de 60 Hz e não 144 Hz ou 120 Hz como alguns modelos da própria Avell. A parte positiva disso é que o preço não vai lá pra cima e ainda assim foi possível jogar com ótima experiência visual.

Reprodução

Notebook Avell G1750 MUV: conexões

Este portátil está bem servido de conexões e vale mais listar do que escrever várias linhas:

– USB 2.0 x 1
– USB 3.1 Gen 1 x 2
– USB 3.1 Gen 1 x 1 (Type C)
– Entrada Microfone x 1
– Entrada Fone de Ouvido x 1
– RJ-45 x 1 (LAN Gigabit)
– Mini DisplayPort x 2
– HDMI 2.0 x 1

Reprodução

O destaque aqui vai para a USB tipo C, em que é possível conectar os HDs e SSDs modernos que já utilizam essa interface. Além disso, somente as USBs comuns, a interface de rede por cabo e o conector para microfone e fone de ouvidos ficam nas laterais. Isso é bom pois ficam poucos fios pendurados dos lados. As outras conexões ficam na parte de trás, onde os cabos não incomodam no uso do notebook.

Reprodução

Notebook Avell G1750 MUV: teclado e touchpad

O teclado desse laptop é do tipo membrana, o que tem vantagem e desvantagem. Ele é muito confortável, a pressão para digitação é suave. E no caso desse notebook, senti que o teclado é robusto. A desvantagem é que, se houver algum problema, é preciso trocar a membrana inteira e, não apenas o contato elétrico da tecla, como são os teclados mecânicos. Outra vantagem do teclado de membrana é que é muito silencioso.

Reprodução

A Avell também fornece um software em que é possível configurar as cores das teclas, pois o G1750 MUV usa retroiluminação RGB. Isso quer dizer que é possível configurar várias cores no teclado. Por exemplo, você pode deixar a parte alfa-numérica em azul e a parte do teclado numérico reduzido na cor vermelha. Ainda há várias outras possibilidades de cores para deixar do gosto da humor do usuário.

Reprodução

Esse software também gerencia a rotação das duas ventoinhas, modo de desempenho e modo jogo, em que desliga o touchpad e a tecla Windows para não acontecer esbarrões ocasionais e não estragar uma partida online, por exemplo.

Notebook Avell G1750 MUV: Desempenho

Chegamos na parte mais desejada do review. Como eu já disse, é uma configuração de respeito. Abaixo está a lista dos componentes que fazem esse notebook voar:

– CPU Intel Core i7-9750h Coffee Lake Refresh
– GPU (processador gráfico) Nvidia Geforce GTX 1650 (4GB)
– 8 GB de memória RAM padrão DDR4 (2666 Mhz)
– Armazenamento SSD tipo M.2 – 512 GB – [ 500 MB/s – média de leitura]
– Windows 10 Home 64 Bits

Esse conjunto de especificações formam um “motor” de carro fórmula 1. O Windows 10, por exemplo, carrega em 24 segundos, desde o momento em que se aciona o botão de ligar do notebook. É muito rápido. Um jogo pesado, como Battlefield V, por exemplo, demorou 40 segundos para ficar pronto para jogar. A inicialização de programas é rápida, não somente pelo processador de última geração e memória RAM, mas também pelo tecnologia de armazenamento. No lugar de um disco rígido, é utilizado um SSD tipo M.2, que chega a uma taxa de leitura até 6 vezes mais rápida do que o tradicional disco rígido.

Para jogos, a experiência foi ótima. O conjunto da CPU mais o processador gráfico GTX 1650 permitiram jogar Battlefield V na configuração máxima, com framerates que giravam em torno de 48 a 85 frames por segundo (fps). Para jogar sem lags ou pequenas travadas em cenas de muito movimento e com muitos elementos na tela, o mínimo que se espera é 30 fps.

Reprodução

O mesmo aconteceu com Resident Evil 2, onde consegui chegar a 92 fps e o mínimo de 52 fps, com as todas as configurações gráficas do jogo no máximo. Mortal Kombat 11, outro jogo recente, chegou fácil a 110 fps e o mínimo de 66 fps, já que as ações se passam entre dois personagens apenas.

E para quem está interessado em usar o Avell G1750 para trabalhar, também vai ficar muito feliz. Como eu já disse, qualquer software carrega muito rapidamente. Usar em multitarefa também foi uma experiência fluida, mesmo com processador de textos, planilhas de cálculo e Photoshop abertos. Realmente os componentes que formam o motor do G1750 MUV fazem um ótimo trabalho de alto desempenho.

Em relação ao áudio, ele utiliza dois alto-falantes comuns. O pacote Sound Blaster ajuda muito na nitidez do áudio, mas nada do outro mundo. E é muito provável que gamers queiram usar seu próprio headset. Aí sim, a brincadeira fica boa com o áudio.

Notebook Avell G1750 MUV: Duração de bateria

Esse item não é um ponto forte desse notebook. Porém, a Avell conseguiu melhorar em relação a outros modelos anteriores da marca. O G1750 MUV traz uma tecla, localizada ao lado da tecla de liga/desliga, que serve para controlar o desempenho. Com ela é possível selecionar três modos de operação: escritório, game ou turbo.

Claro que, quando está na tomada, o melhor é deixar no modo turbo e aproveitar toda a potência do notebook. Mas se está trabalhando, o melhor é deixar no modo office. Dessa forma, apenas usando aplicações de trabalho, navegando na web, escrevendo e respondendo e-mails, consegui chegar a 3 horas de uso. Realmente não é um tempo que possa se gabar. Mas para um notebook gamer, não chega a ser ruim de tudo. Mas fica o aviso: quem quiser usar para trabalho, melhor andar sempre com o carregador de bateria na mochila.

Notebook Avell G1750 MUV: conclusão

Me sinto bastante confortável em dizer que, se você quer alto desempenho para jogar e também trabalhar, terá uma ótima experiência com o Avell G1750 MUV. Além disso, é um notebook gamer discreto, com dimensões menores do que um notebook tradicional para jogos.

A tela tem ótima relação entre brilho e constraste, apesar de que, para quem joga, é bem provável que vai querer conecta-lo a um monitor de vídeo grande. Isso porque o chip gráfico Nvidia GTX1650 suporta facilmente resoluções de até 4K. O teclado é de membrana, por isso as taclas são silenciosas na digitação e muito confortáveis. 

Como todo notebook gamer, a duração de bateria não é das melhores, mas ainda assim a Avell melhorou em relação à versões anteriores de seus notebooks. Enfim, se você está buscando por alto  desempenho, vai ficar muito satisfeito com esse produto. A Avell customiza as configurações de seus laptops, e o preço inicial do G1750 MUV é de R$ 6.850.