Quem dirige nas grandes cidades sabe o quanto é difícil encontrar um mísero espaço para estacionar o carro nas ruas. Pensando nisso, a Ford criou um novo recurso para veículos conectados que ajuda o motorista a localizar vagas de estacionamento em centros urbanos. O assistente, chamado Guia de Vagas de Estacionamento, foi desenvolvido em parceria com a Vodafone e anunciado na Europa nesta segunda-feira (1º), como parte de um programa de incentivo a novas tecnologias de mobilidade.

Os veículos de teste são conectados a um sistema central de computadores que, a partir da localização geográfica, fornece informações em tempo real sobre o estado das vias e sinais digitais dinâmicos de tráfego. Os estudos mostram que, em grandes cidades como Londres e Frankfurt, cerca de 30% do trânsito é causado por veículos à procura de espaço para estacionar. Esse problema se deve não só à falta de vagas, mas também à dificuldade de encontrá-las.

“Os aplicativos de navegação são ótimos para ajudar a chegar ao destino, mas não são tão eficientes na hora de estacionar, especialmente no centro das cidades”, explica Tobias Wallerius, engenheiro em Desenvolvimento de Produto na Ford Europa. “O Guia de Vagas de Estacionamento é uma tecnologia que pode ajudar o motorista a completar seu percurso mais rapidamente, o que representa economia de tempo e dinheiro, além de beneficiar a qualidade do ar.” Veja como ele funciona no vídeo a seguir:

 

publicidade

A Ford e a Vodafone demonstraram também outros recursos que estão sendo desenvolvidos dentro do programa de mobilidade — que tem o nome de KoMod:

  • Sistema de assistência de semáforos: mostra, no painel do carro, o tempo restante para os sinais à frente mudarem para vermelho ou verde. Esse aviso antecipado ajuda a evitar frenagens bruscas, o que aumenta a segurança e a fluidez do trânsito;
  • Sistema de informação de túneis: emite alertas sobre o fechamento de faixas, os limites de velocidade e os veículos lentos à frente;
  • Vario Display: exibe, no painel, eventos como maratonas, shows e jogos de futebol, capazes de afetar o tráfego local;
  • Sistemas de controle de tráfego: ajudam a melhorar o fluxo de tráfego nas estradas, já que adapta os limites de velocidade;
  • Transmissão inteligente de sinais de trânsito: exibe o limite de velocidade e alertas de perigo diretamente no painel do veículo, a partir de uma conexão de celular;
  • Alerta de mau tempo: permite a um veículo comunicar automaticamente as condições meteorológicas a motoristas próximos. Se os limpadores de para-brisa detectam chuva, por exemplo, o automóvel produz um aviso.

O objetivo das soluções testadas é permitir que o motorista tome as melhores decisões sobre seu caminho. Além disso, as comunicações veículo-a-veículo e veículo-a-infraestrutura também podem ter um papel importante no controle dos futuros carros autônomos.