EnglishPortugueseSpanish

Nesta segunda-feira (01), a fabricante de smartphones OnePlus preocupou alguns de seus clientes logo nas primeiras horas do dia. Os usuários do OnePlus 7 Pro ficaram intrigados ao receber duas notificações push globais, uma dizendo “hahahahaha” em chinês e a outra com caracteres sem sentido.

As notificações foram resultado de um erro durante um teste interno, mas muitos usuários acreditaram ter sido hackeados, enquanto outros concluiram que as mensagens eram spam.

publicidade

Para esclarecer a situação, a OnePlus se pronunciou brevemente via Twitter.

A empresa deu mais detalhes sobre o ocorrido em seu fórum online.  “As mensagens push ocorreram enquanto a equipe OxygensOS estava realizando um teste de software para atualização do sistema Android Q. Devido a um erro durante esse processo, acidentalmente enviamos mensagens para os usuários do OxygenOS no OnePlus 7 Pro”

A OnePlus afirmou que gostaria de “assegurar que esse incidente não representa nenhum risco às suas informações pessoais contidas no aparelho” e que estavam trabalhando para que nenhum incidente parecido ocorra novamente.

Diversas pessoas ao redor do mundo deram seus relatos nas redes sociais após receber as mensagens.

É fato que essa situação gerou uma repercussão negativa para a marca, mas o caso poderia ter sido muito pior. Recentemente, pesquisadores descobriram uma forma de enviar falsos alertas de emergências presidenciais explorando uma vulnerabilidade com o LTE em redes de telefonia dos EUA.

Para ter noção da enorme proporção que essas mensagens poderiam tomar, em janeiro de 2018 mensagens falsas de alerta sobre ataques de mísseis no Hawaii assustaram a população. Outro alerta falso no Oregon, nos EUA, encheu o 911 com ligações de moradores em pânico.

O erro da OnePlus não gerou nenhuma consequência mais grave, mas serviu para advertir como um erro humano pode contaminar sistemas de notificação globais, e pior, incitar o pânico em massa.

Fonte: GIZMODO