Três dias atrás a Xioami lançou uma nova versão do seu Mimoji, que deve chegar com seu próximo smartphone, o Mi CC9. O problema é que logo após a divulgação da notícia, muitos blogueiros chineses começaram a acusar a empresa de plágio. Eles afirmam que os personagens, que podem ganhar uma personalização para ficarem parecido com o usuário, são semelhantes aos que a Apple lançou no Memoji.

A Xiaomi divulgou um comunicado esclarecendo que não copiou nada da Apple. A empresa chinesa também ameaçou tomar medidas legais contra aqueles que continuam espalhando as informações que a empresa está chamando de traficantes de rumores.

 

Reprodução

publicidade

 

O Gerente Geral de Relações Públicas do Xiaomi Group, Xu Jieyun, divulgou outra declaração sobre o fato. Segundo ele, quando a empresa lançou esse recurso, em maio de 2018, seu nome em inglês era Mimoji, assim como o nome do pacote APK. Xu Jieyun também disse que a Apple mudou seu nome para Memoji em 5 de junho daquele ano e que a lógica funcional dos dois produtos é muito diferente. Além disso, a declaração esclarece que a etimologia vem do ‘Emoji’.

Jieyun também disse que a declaração está chegando um dia após o incidente, porque a empresa levou o tempo necessário para fazer uma análise interna. Também é mencionado que todo o reconhecimento de firma de provas foi concluído antes da emissão da declaração. A Xiaomi também exige que os acusadores forneçam provas para respaldar sua reivindicação e, se continuarem divulgando essas informações sem fazer provas, a empresa tomará as medidas cabíveis e legais contra eles.

Via: Gizmochina