Os prédios do Facebook no Vale do Silício foram liberados nesta terça-feira (2) após um alerta de exposição a substância química nociva ser declarado falso. Os funcionários evacuaram os edifícios no Vale do Silício ontem por causa de uma suspeita da presença do gás Sarin, uma poderosa arma química.

A investigação começou devido a um pacote suspeito entregue à sede do Facebook. “Às 11h desta segunda-feira (1), horário local na Califórnia, um pacote entregue a uma de nossas centrais de correspondência foi considerado suspeito”, disse a empresa em nota.

Reprodução

Foto: Menlo Park Fire Protection District

publicidade

Quatro prédios foram esvaziados e algumas pessoas passaram por testes médicos para identificar a presença de sintomas causados pela exposição ao gás. Contudo, Jon Johnston, chefe do Corpo de Bombeiros da cidade de Menlo Park, na Califórnia, disse que depois de realizarem testes, os bombeiros concluiram que não existiam vestígios do material tóxico.

O Sarin é conhecido por causar dano direto ao sistema nervoso central. O composto evapora e pode ser disseminado a partir de projéteis- em larga escala- ou por pacotes com furos- em menor escala-, como seria provável no caso de uma tentativa de ataque à sede do Facebook. Em 1995 a seita Aum Shinrikyo espalhou Sarin em trens e estações do metrô de Tóquio, matando 12 pessoas e ferindo outras 6.200.

Em dezembro do ano passado, um prédio do Facebook foi evacuado por causa de uma ameaça de bomba. Nesse caso, as buscas também levaram a conclusão de que o risco não existia.

Via: G1