Futuras séries originais do Netflix com classificação etária para maiores de 14 anos, ou filmes PG-13, deixarão de mostrar personagens fumando ou qualquer representação do tipo. O serviço de streaming também evitará mostrar o uso de cigarros ou cigarros eletrônicos em projetos mais orientados para adultos “a menos que seja essencial para a visão criativa do artista ou seja uma característica que define a personagen”, disse a empresa ao site The Variety .

“O Netflix apóia fortemente a expressão artística”, disse um porta-voz da Netflix. “Nós também reconhecemos que fumar é prejudicial e quando retratado positivamente na tela pode influenciar negativamente os jovens”. Seguindo esses ideais, o serviço também deixará mais claro na classificação quando um conteúdo fizer referências ao fumo.

publicidade

A medida provavelmente foi uma resposta ao estudo de um grupo antitabagismo chamado “Truth Initiative”, que afirma que a segunda temporada de Stranger Things tinha 262 representações do tabagismo, contra 182 da primeira. Coincidentemente – ou não – o anúncio foi feito quase em conjunto com a estréia da terceira parte de Stranger Things.

O grupo analisou outras séries originais da Netflix, como The Unbreakable Kimmy Schmidt, que aumentou de 9 para 292 representações do tabagismo entre a segunda e terceira temporadas, e Orange is the new Black, que saltou de 45 para 233 representações entre a quarta e quinta temporadas. A pesquisa também revelou que o mesmo fenômeno acontece em séries de outros serviços de streaming, por exemplo The Marvelous Mrs. Maisel, da Amazon Prime Video, e Gap Year, do Hulu.

publicidade

Via: Variety