A AKG já é uma empresa antiga e com experiência de sobra no ramo de equipamentos musicais, sendo que ela também vem investindo nos fones de ouvido Bluetooth. Assim, a AKG lançou alguns modelos novos deste tipo no final do mês de abril de 2019 para atender diferentes necessidades.

Um destes modelos, por sua vez, foi justamente o fone wireless Y500, que traz a promessa de aliar um carregamento rápido com uma boa autonomia, sem é claro, abdicar de um bom som. O Olhar Digital teve o acesso a uma destas unidades e lhe conta a seguir quais foram as nossas impressões dela.

publicidade

Acabamento

Esse fone da AKG possui uma seleção bem generosa de cores, estando disponível em preto, azul, verde ou rosa. O Olhar Digital teve acesso a uma unidade preta do produto, que possui apenas um pequeno detalhe na cor prata metálico em suas bordas.

A haste do produto deixa ele bem firme na cabeça, sendo que ela é ajustável através de um pequeno detalhe feito em metal. Na prática, o fone acaba bem firme na cabeça, mas a sua base não acaba sendo bem almofadada, o que pode fazer a sua cabeça doer um pouco ao usá-lo por bastante tempo.

publicidade

Reprodução

Já as almofadas que contém os falantes do fone de ouvido são exatamente o oposto e possuem um ótimo revestimento, bem confortável, lembrando que ele é do tipo On Ear, ou seja, ele fica sob o seu ouvido, mas não chega a cobri-lo. Assim, ao menos esta parte não me incomodou nem um pouco ao usar o fone de ouvido por 4 horas contínuas escutando música.

publicidade

Reprodução

Na parte de baixo do fone, como é de costume, estão localizados os seus botões, que apesar de serem bons, podem ser estranhos em um primeiro momento. Por exemplo, a sua alavanca para controlar o volume também é responsável por avançar ou retroceder uma faixa, enquanto o botão de power, sozinho, também é o responsável por colocar ou não o fone de ouvido no modo de pareamento. Quando utilizado através sua entrada P2, este problema é amenizado com um controle que fica posicionado no meio de seu cabo.

publicidade

Reprodução

Por fim na questão de acabamento e acessórios, o Y500 ainda inclui em seu kit o cabo para a conexão P2, carregamento e também uma bolsa para o transportar.

Reprodução

Apesar de possuir um acabamento premium, a grande verdade é que as alças do fone poderiam ser mais almofadadas. Mesmo com um posicionamento e muitas funções, os botões e alavancas não são tão difíceis de manusear após estar com o fone por bastante tempo.

Qualidade do som

A AKG possui uma tradição em fazer fones que sejam bem fiéis ao som que é reproduzido e este é justamente o caso do Y500. Ao escutar diversos estilos de músicas com ele sem mexer no equalizador do celular, ele consegue apresentar um bom balanço de elementos.

Por exemplo, ao escutar músicas de rock dos anos 80, os agudos ficaram bem fiéis e agradáveis, ocorrendo o mesmo para os médios. É claro que, como todo produto, as vezes nem todos estilos ficarão perfeitos. Assim, ao escutar um rap ou algo que dependa mais dos graves, apesar de mostrar uma boa qualidade, podem necessitar de pequenos ajustes no equalizador para serem ouvidos com excelência.

Entretanto, isso não pode ser considerado um contra, já que o fone consegue lhe entregar os resultados, precisando apenas ser ajustado para gêneros bem específicos. Mas, é verdade que um aplicativo para gerenciamento do fone faz falta, pois poderia dar uma boa ajuda.

Outro ponto importante a ser abordado é que apesar de ser um fone On Ear, o Y500 vem com a tecnologia Ambient Aware, que funciona como um cancelamento de ruído, mas diferente. Ele, por exemplo, diferente do que ocorre em um fone convencional com o cancelamento de ruído apenas abafa os sons que estão ao seu redor para que você esteja mais concentrado na música, mas continuando a perceber situações importantes que podem ocorrer no ambiente.

Na prática, a função acima funciona realmente bem e, honestamente, em meus testes preferi deixar o Ambient Aware ativado, já que com ele conseguia manter um bom equilíbrio. Ainda assim, algo que senti falta, foi de um volume maior. O Y500 consegue reproduzir um som bem limpo e até possui um volume o suficiente para você mergulhar na música, mas ele não é tão alto quanto o de outros fones testados aqui no Olhar Digital.

Agora, para quem for utilizar este fone exclusivamente no modo Bluetooth fica um aviso importante de que o fone constantemente apresenta falhas nele. Por exemplo, ao utilizá-lo durante duas horas, eu tive entre 5 e 6 pequenas interrupções em seu sinal. Para confirmar o problema, testei o Y500 com outros aparelhos e até em diferentes ambientes, para ver se algo não estava interferindo em sua frequência, mas o problema persistiu, sendo um grande incômodo.

Bateria, Google Assistente e demais funções

Assim como outros headsets de seu segmento, o Y500 aposta em oferecer uma grande autonomia, sendo esta de até 33 horas de uso. Em meus testes, consegui usar o fone de ouvido em torno de 20 horas, sem que a sua bateria perdesse muita carga. Além disto, algo diferencial neste fone, fica por conta de seu carregamento rápido, que com uma carga de 15 minutos, por exemplo, consegue carregar aproximadamente 20 por cento da bateria do aparelho.

Outro recurso que marca presença no Y500 também fica por conta de ele possuir suporte aos Assistentes virtuais como a Siri e o Google Assistente. Isto, na prática, acaba lhe ajudando na hora de escutar o conteúdo de uma notificação recebida simplesmente ao apertar um botão, sem precisar olhar para a tela do celular.

Agora, uma das funções mais simples, porém, muito interessante fica por conta de ele pausar automaticamente a reprodução de uma música ao tirar o fone da cabeça. O recurso pode até parecer básico, mas no dia a dia faz a diferença.

Preço e disponibilidade

O Y500 foi lançado durante o mês de abril oficialmente no Brasil e está à venda no site da Samsung por R$699,00 parcelado ou R$629,10 à vista.

Conclusão

Este fone da AKG tem uma qualidade sonora invejável, podendo ser facilmente adaptado para qualquer estilo de música. Apesar de possuir alguns pontos que poderiam ser melhorados em relação ao seu acabamento, ele ainda consegue ser bem confortável.

Como ponto positivo ainda tem a sua bateria de longa duração e o fato dela contar com a opção carregamento rápido, algo difícil de ser encontrado em outros modelos. Entretanto, fica difícil a recomendação do fone por conta do problema encontrado no Bluetooth, que mostra erros constantes, atrapalhando a reprodução de músicas.