O Dropbox ganhou uma nova opção de compartilhamento de arquivos. Nesta terça-feira, 9, a empresa anunciou o Dropbox Transfer, que permite enviar cópias de arquivos grandes de até 100 GB. A proposta é diferente da transferência pela nuvem com acesso para colaboração que a plataforma já oferecia há anos.

Com o Transfer, um único arquivo ou um conjunto deles de até 100GB podem ser compartilhados para qualquer pessoa, mesmo àquelas sem conta no Dropbox. A capacidade é um grande salto sobre o limite de tamanho para documentos anexos no e-mail.

Quando os arquivos estão prontos para envio, a própria plataforma cria um link de compartilhamento, ou um e-mail automático com o acesso ao conteúdo. O serviço envia cópias dos arquivos e os originais permanecem sob o controle do emissor.

O novo serviço também oferece opções para proteger os arquivos enviados. Os links do Transfer podem ter uma senha para proteger o download e é possível definir uma data de expiração do acesso. Além disso, o usuário pode configurar a plataforma para ser notificado quando o documento for recebido e baixado pelo destinatário, bem como rastrear quantas vezes o link foi acessado.

publicidade

Contas corporativas do Transfer poderão ainda personalizar a imagem de fundo da página de download. O Dropbox também pretende incluir o suporte para a adição de logotipo e personalização do link de transferência.

O Dropbox Transfer está em fase beta e usuários podem participar dos testes se registrando na página da plataforma. Espera-se que ele vá ao ar em breve para todos, mas o Dropbox não forneceu mais detalhes sobre a previsão de lançamento do serviço.