O Raspberry Pi 4 apresenta diversas melhorias em relação aos modelos anteriores, mas seu maior destaque é que o preço permaneceu o mesmo. Porém, nem tudo é perfeito: a mudança do conector de alimentação, que agora segue o padrão USB-C, pode causar dores de cabeça para alguns usuários.

De acordo ao site TechRepublic o co-criador do Raspberry Pi, Eben Upton, confirmou que o novo sistema não funciona usando certos cabos USB-C. Mais especificamente, ele não suporta cabos marcados eletronicamente (e-Marked) ou “inteligentes”, que tem um chip que controla a comunicação entre o cabo e um acessório. Esses cabos são usados, por exemplo, nos Macbooks da Apple e em vários outros dispositivos.

publicidade

“Um carregador inteligente, com um cabo marcado eletronicamente vai identificar o Raspberry Pi 4 como se ele fosse um acessório de áudio, e com isso, se recusará a fornecer energia para o dispositivo”, disse Upton.

O motivo para que esse problema ocorra está ligado diretamente ao design da porta USB-C presente no dispositivo. Foi descoberto que os circuitos de detecção no conector estão incorretos. Felizmente, Upton diz esperar que o problema seja resolvido em uma versão futura. Ele ainda recomenda que os proprietários do Raspberry Pi 4 usem cabos não marcados, como os que são utilizados por diversos carregadores de smartphones, ou o carregador oficial para o Raspberry Pi.

publicidade

O Raspberry Pi é uma estrela no mundo do “faça você mesmo” e Internet das Coisas pois oferece uma configuração de hardware bastante respeitável por modestos US$ 35 (aproximadamente R$133), além de ser amplamente suportado por um ecossistema de hardware e acessórios. O modelo mais recente traz um processador quad-core Cortex-A72, 1, 2 ou 4GB de RAM, suporte a dois monitores 4K via HDMI, reprodução de vídeos em 4K e 60fps, além de duas portas USB 3.0 e duas portas 2.0.

publicidade

Via: Android Authority