A memória dos celulares não é infinita – muito pelo contrário, às vezes parece que ela acaba rápido até demais. Para solucionar esse problema, diversas empresas desenvolvem versões Lite dos seus apps, que perdem alguns recursos mas ganham em velocidade, economia de dados e espaço interno.

O Olhar Digital separou alguns dos principais aplicativos Lite disponíveis atualmente para celulares Android. Caso você esteja sem espaço interno, ou caso seu celular esteja pesado demais, instalar um desses apps pode ajudar a tornar a experiência de uso do aparelho mais agradável. Confira abaixo nossas sugestões:

publicidade

Facebook e Messenger Lite

Reprodução

publicidade

O aplicativo principal do Facebook é conhecido por ser extremamente pesado – ele ocupa 373 MB do seu Android. O Facebook Lite, por sua vez, ocupa apenas 1,3 MB. Por ser mais leve, ele também tem algumas limitações em relação à versão completa, mas, no geral, permite fazer o que as pessoas mais gostam de fazer no Facebook: postar coisas, curtir e comentar posts de amigos, e muito mais. Isso tudo consumindo também menos do seu pacote de dados!

Já o Messenger também tem uma versão simplificada – ocupando apenas 6 MB do seu Android, o Messenger Lite permite que você faça tudo o que mais importa em um app de conversas, que é, basicamente, conversar com amigos – por texto, vídeo ou áudio.

publicidade

Aplicativos Google

O Google preparou uma versão completa do Android voltada para celulares básicos. Mas, para quem não tem um celular que rode o Android Go, a empresa oferece diversos apps em versão mais leve na Play Store. São eles o aplicativo de buscas (Google Go), YouTube Go, Mapas Go, Gmail Go e até o Google Assistente Go. Baixe cada um deles pela Play Store a partir dos links abaixo:

publicidade

Twitter Lite

O aplicativo padrão do Twitter ocupa 60 MB – já a versão Lite consome menos de 2 MB do armazenamento do seu celular. E o Twitter Lite tem um visual mais simples, consome menos dados e ainda mantém os principais recursos do microblog – você não vai perder nada por usar essa versão.

Spotify Lite

Reprodução

Lançado recentemente no Brasil, o Spotify Lite permite limitar o uso de dados do aplicativo, e ainda ocupa menos de 10 MB de espaço no seu celular. Recursos básicos do Spotify, como a possibilidade de buscar artistas e canções, além de descobrir novas músicas e ouvir listas de reprodução.

Uber Lite

Por fim, o Uber também tem uma versão para celulares baratos. O Uber Lite ocupa apenas 5 MB de espaço interno do seu aparelho e ainda promete funcionar bem em conexões de baixa qualidade. Com uma interface simplificada, ele também exibe uma lista de lugares próximos populares para ajudar usuários e escolherem o ponto inicial e final da corrida.