No ano passado, Elon Musk trouxe para o mercado o seu próprio lança-chamas, curiosamente batizado de “Not a Flamethrower” (“Não é um lança-chamas”, em português). A Escobar Inc., empresa de Roberto Escobar, irmão de Pablo, um dos narcotraficantes mais famosos da história, lançou recentemente seu próprio lança-chamas. Os dois produtos são muito parecidos e, segundo Escobar, a semelhança se dá porque Musk roubou sua ideia.

“Ele [Elon Musk] mudou o nome para ‘Não é um lança-chamas’ para evitar cumprir qualquer tipo de negócio que tínhamos”, disse Escobar, que também é o fundador da Escobar Inc.. Em fevereiro do ano passado, no entanto, o CEO da Tesla disse que mudou o nome do dispositivo porque muitas agências alfandegárias não permitiam a entrada e saída de uma coisa chamada “lança-chamas“.

Segundo o colombiano, engenheiros da Tesla o visitaram em meados de 2017. Na ocasião, discutiram a respeito de um lança-chamas, mas nada resultou daquela conversa. No entanto, no início de 2018, Musk lançou o “Not a Flamethrower”, através da The Boring Company — o que irritou Escobar.

publicidade

Roberto, que já foi o contador de Pablo Escobar, alega ter feito um acordo com o CEO da Tesla e da SpaceX para lançar o dispositivo sob o guarda-chuva da Tesla. Em troca, Musk deveria lhe pagar 20% dos lucros. Escobar não forneceu qualquer prova do acordo, mas afirmou que está disposto a levar a questão aos tribunais.

“Esses 20% valem agora cerca de US $ 2 milhões”, disse Escobar. “No entanto, devido à sua calúnia, e devido ao seu não pagamento, estamos solicitando US $ 100 milhões”.

Porém, é difícil justificar a exigência de Escobar. Ainda que se prove que, de fato, Musk tenha roubado a ideia do lança-chamas, ele só produziu 20.000 unidades. Foram ganhos apenas US $ 10 milhões de dólares com as vendas dos dispositivos (US $ 500 cada), isso sem descontar os custos de fabricação. Tais valores são (muito) menores do que os 100 milhões de dólares aos quais Roberto acha que tem direito.

O lança-chamas da Escobar Inc tem um design excepcionalmente semelhante ao de Musk e oficialmente também é vendido por US $ 500, embora possa ser encontrado pelo preço promocional de US $ 250.

“É muito claro que o Sr. Musk agiu mal aqui. Estamos assumindo que ele vai resolver [a questão] conosco a qualquer momento agora. Nosso lança-chamas é um produto muito superior, como evidenciado por vídeos que agora estão se tornando virais” disse Daniel Reitberg, COO da Escobar Inc., ao veículo Digital Trends. “Isso é o que acontece quando você tenta copiar alguém. Parece bom, mas a funcionalidade simplesmente não está lá. Algumas pessoas podem pensar que isso é pequeno, mas imagine o que mais o Sr. Musk pode estar fazendo por trás de todo o mundo?”.

Reprodução

Roberto Escobar ainda acrescentou que Musk não está fazendo um bom trabalho na Tesla. “Acho que Elon precisa limpar todos seus problemas nos negócios e levar Tesla e sua vida mais a sério”, disse Escobar. “Mas comece enviando-me US $ 100 milhões”.

“Ninguém está usando Tesla aqui”, disse Escobar. “Ouvi algumas pessoas no México usá-lo para transportar drogas com o piloto automático”, acrescentou ele, embora não tenha fornecido nenhuma evidência.

Esta não é a primeira vez que Escobar exige dinheiro de uma grande empresa de tecnologia: ele exigiu US $ 1 bilhão da Netflix por causa da série Narcos, mas acabou desistindo dessa missão em janeiro de 2018.

A The Boring Company mão emitiu comunicado oficial sobre o assunto, mas Musk — para variar — tuitou a respeito: “Não é um lança-chamas, Sr. Escobar.”

Escobar disse que espera receber seus US $ 100 milhões.