Há exatos 50 anos, a missão Apollo 11 deixava a Terra para levar o homem à Lua pela primeira vez na história. O lançamento, realizado no dia 16 de julho de 1969, precisamente às 9h32 do horário da Flórida, onde está localizado o Kennedy Space Center, que serviu como cenário para este momento.

Foi o ápice de um projeto longo, que teve como ponto central um discurso de John Kennedy, presidente dos Estados Unidos em 1961, que definiu no dia 25 de maio daquele ano um ambicioso projeto que colocou a missão como um objetivo nacional.

Também foi o momento que definiu um vencedor para a Corrida Espacial. Estados Unidos e União Soviética travavam uma guerra ideológica, que ficaria conhecida como Guerra Fria, que visava definir qual sistema econômico seria o mais eficiente: o capitalismo ou o socialismo. Essa disputa acabou indo muito além da questão militar, e acabou respingando em disputas tecnológicas e até mesmo esportivas.

A missão Apollo 11 teria outros objetivos que não apenas permitir que o homem deixasse suas pegadas na superfície lunar. Os astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins também explorariam cientificamente a Lua, instalariam uma câmera para transmitir sinal de televisão para a Terra, realizariam um experimento para analisar a composição dos ventos solares, instalariam equipamento para testes sísmicos e, um retrorrefletor laser, que é um dos instrumentos que permite provar que o homem esteve na Lua. Os astronautas também coletariam amostras do solo, que até hoje são analisadas por cientistas.

publicidade

Naquela data, exatamente às 9h32, o foguete Saturn V, de 111 metros de altura, iniciou sua decolagem, com um impulso de 34,5 milhões de Newtons, a partir da plataforma 39A do Kennedy Space Center. Apenas 11 minutos e 39 segundos depois, a nave, após se desfazer de dois módulos, conseguiu atingir a órbita terrestre, alcançando uma velocidade de 28 mil quilômetros por hora.

A aterrissagem na Lua aconteceria apenas quatro dias depois, no dia 20 de julho de 1969. Os astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins levariam o módulo lunar a pousar na área da Lua conhecida como “Mar da Tranquilidade” e dariam um “pequeno passo para o homem, e um grande salto para a humanidade”.