Alan Turing, um dos pioneiros da computação, foi escolhido para ser o rosto da nova nota de £ 50 do Reino Unido. O matemático inglês estabeleceu as bases teóricas para o desenvolvimento dos computadores modernos e participou da criação de alguns dos primeiros computadores no Laboratório Nacional de Física e na Universidade de Manchester. Também foi um dos pioneiros na pesquisa sobre inteligência artificial e um herói na Segunda Guerra Mundial, participando de esforços para quebrar a criptografia usada nas comunicações dos exércitos do eixo.

Em 2018 o Banknote Character Advisory Commitee já havia anunciado que a nova face da nota de £ 50 do Reino Unido seria alguma personalidade no campo da ciência. O processo de seleção do homenageado foi aberto ao público britânico, e foram mais de 200.000 votos em quase 1.000 indicados, entre eles: Mary Anning, Paul Dirac, Rosalind Franklin, William e Caroline Herschel, Dorothy Hodgkin, Ada Lovelace e Charles Babbage, Stephen Hawking, James Clerk Maxwell, Srinivasa Ramanujan, Ernest Rutherford, Frederick Sanger e Alan Turing.

“Alan Turing foi um grande matemático cujo trabalho teve um enorme impacto na forma como vivemos hoje”, disse o diretor do Banco da Inglaterra, Mark Carney. “Como o pai da ciência da computação e da inteligência artificial, assim como herói de guerra, as contribuições de Alan Turing foram variadas e inovadoras.”

A decisão de torná-lo a face da nota de £ 50 vem depois da Rainha ter emitindo em 2013 um perdão póstumo por condená-lo à castração química por sua homossexualidade, algo que era visto como um crime na sociedade britânica em 1952. Como resultado de sua condenação, ele também perdeu suas credenciais de segurança para trabalhar para o governo.

publicidade

“Sua vida posterior foi ofuscada por sua condenação por atividade homossexual, uma sentença que hoje consideramos injusta e discriminatória e que agora foi revogada”, disse o então secretário de Justiça, Chris Grayling, no momento em que o perdão foi emitido.

A nova nota de 50 libras deve entrar em circulação em 2021. 

Via: ZDNet