O CEO da SpaceX, Elon Musk, disse acreditar que sua equipe pode pousar a espaçonave Starship na Lua no início de 2021, em uma missão automatizada, seguida por uma missão tripulada um ou dois anos mais tarde.

“Isso vai parecer muito louco, mas acho que poderíamos pousar na Lua em menos de dois anos”, disse o chefe da SpaceX à Time. “Certamente, com um veículo não tripulado, acredito que poderíamos pousar na Lua em dois anos. E talvez um ou dois anos depois disso poderíamos estar enviando uma tripulação”.

Quando perguntado a quem ele estava se referindo quando  disse “nós”, Musk afirmou que não tinha certeza no momento. “Se for necessário mais tempo para convencer a NASA e as autoridades de que podemos fazer isso, em vez de simplesmente fazer, então talvez possamos simplesmente fazer. Pode ser literalmente mais fácil simplesmente pousar a Starship na lua do que convencer a NASA de que isso é possível”.

Indicando um certo grau de frustração com a falta de apoio da Agência Espacial, o CEO disse que está se esforçando muito para convencer “engenheiros céticos” da capacidade de enviar uma espaçonave tripulada para a superfície lunar. A NASA está no processo de considerar uma gama de opções para a sua missão que levará astronautas à Lua em 2024 – um ano depois do proposto pouso tripulado de Musk com uma espaçonave SpaceX.

publicidade

Para a viagem à Lua e possivelmente além, a SpaceX está construindo o sistema reutilizável Super Heavy e Starship (anteriormente conhecido como BFR), um foguete que seria o mais poderoso de todos os tempos e capaz de transportar até 100 astronautas por vez em longas missões. Outros de seus planos incluem a construção de uma “base lunar permanentemente ocupada” para pesquisa científica, e até mesmo idas a Marte.

A SpaceX ainda enfrenta uma infinidade de desafios para alcançar sua ambição de enviar uma espaçonave à lua. Em 16 de julho, apenas quatro dias após a entrevista na Time, uma bola de fogo envolveu um protótipo em escala reduzida da Starship durante um teste de solo em Boca Chica, Texas. A causa precisa do incidente ainda está sendo investigada. 

Via: DigitalTrends