A missão indiana Chandrayaan-2 com destino à Lua foi lançada hoje (22) às 5h30 no horário de Brasília da estação espacial Sriharikota, no estado de Andhra Pradesh, no sudeste do país. Inicialmente, o módulo deveria ter iniciado sua viagem na semana passada, porém, devido ao vazamento de uma garrafa de gás hélio no motor do foguete, a decolagem foi adiada

Segundo a ISRO, a agência espacial indiana, o problema apresentado pelo foguete na semana passada, apesar de fácil de corrigir, poderia ter resultado em um fracasso total do lançamento. Dessa vez, se a missão for bem sucedida, a Índia entrará para o seleto clube de países que pousaram na Lua (EUA, China e União Soviética). Além disso, será o primeiro módulo a aterrissar no polo sul de nosso satélite natural.

publicidade

O foguete é composto por três partes principais: uma sonda responsável por procurar água e minerais, um módulo orbital, que passará um ano tirando fotos da superfície lunar e, por fim, o “rover”, veículo que deverá percorrer até meio quilômetro tirando fotos e coletando dados para enviar de volta à Terra.

O pouso deve ocorrer dia 6 ou 7 de setembro entre duas crateras da Lua: Simpelius N e Manzinus C.

publicidade

Via: MIT Technology