As pessoas estão cada vez mais acostumadas com a utilização de ferramentas de reconhecimento facial. Isso acendeu alguns alertas em relação ao uso dos dados coletados, como foi o caso do Faceapp.  

Mas ao que parece, o Google decidiu coletar informações “à moda antiga”. Segundo reportagem da ZDnet, a empresa está abordando pedestres nas ruas de Nova York e pedindo que eles tirem fotos de seus rostos com a justificativa de “melhorar a próxima geração de desbloqueio de telefone usando inteligência artificial”.

O site ainda afirma que a empresa está oferecendo um vale presente de US$5 (aproximadamente R$17) na Amazon ou no Starbucks em troca das fotos. A coleta estava sendo realizada por uma equipe em um parque. Ao serem questionados sobre essa coleta e como eles fariam para que o número necessário de rostos fosse obtido, eles afirmaram que “têm equipes em muitas cidades fazendo isso”.

Além das fotos, os participantes tiveram que assinar um contrato de cessão de imagem para que seu rosto fosse utilizado pela empresa. Mesmo não lendo todo o contrato, muitos assinaram de imediato.

publicidade

Como o Google trabalha em uma nova versão da tecnologia de desbloqueio facial, faz sentido que a empresa realize uma coleta de rostos para que o sistema seja aprimorado para evitar erros. Mesmo assim, essa parece uma estratégia bastante incomum para realizar essa operação. De qualquer forma, essa parece ser uma maneira bastante honesta de compilação desses dados. 

Você venderia fotos do seu rosto pela quantia oferecida?

Via: ZDnet