O Snapdragon 865 deve estar presente na maioria dos carros-chefes em 2020 e, apesar de seu anúncio oficial ainda não ter ocorrido — ele está próximo. Mesmo assim, já há informações interessantes para começarmos a analisar o próximo chip de primeira linha da Qualcomm.

O novo SoC (System on a Chip – Sistema em um Chip) deve ser lançado no início de dezembro de 2019. Isso significa que não o veremos em ação em celulares antes do início de 2020.

Compatibilidade com 5G

A Qualcomm está preparando duas versões do Snapdragon 865, e uma delas terá um modem 5G integrado. Atualmente, o modem Snapdragon X50 5G é um chip separado, que ocupa um espaço valioso dentro do telefone e não é tão eficiente quanto um modem integrado. 

publicidade

O modem 5G de segunda geração, o Snapdragon X55, aparentemente será um grande avanço e terá tamanho reduzido o suficiente para caber dentro do SoC. Este é o próximo passo em direção à rede de quinta geração. Entretanto, até que a maioria dos países tenha redes 5G viáveis, ele continuará sendo um extra que não é útil em todos os mercados. Por isso o Snapdragon 865 também será disponibilizado sem o modem 5G — provavelmente a um preço reduzido para os fabricantes.

Mudança na produção dos transitores e nos núcleos

Em 2018, houve uma redução do tamanho dos transistores nos chips móveis, da arquitetura de 10nm para 7nm, e o Snapdragon 855 não foi exceção. Este ano, no entanto, não haverá redução no tamanho dos transistores. A mudança que veremos ocorrerá nos processos de produção. Há rumores de que o Snapdragon 865 será fabricado usando a tecnologia EUV (ultravioleta extremo) da Samsung em vez do atual processo de 7nm da TSMC usado no 855. 

O EUV promete 20 a 30% de aumento de desempenho e entre 30 e 50% de melhoria no consumo de energia. Esses números se alinham com as expectativas gerais em relação ao Snapdragon 865.

O impulso também virá do uso dos novos núcleos de CPU da ARM: o Cortex-A77. De acordo com a ARM, o A77 oferece uma melhoria de desempenho de 20% em relação ao Cortex-A76, que é a base para quatro dos oito núcleos do processador Snapdragon 855. 

Suporte para RAM DDR5

Raramente vemos alterações entre gerações de memória DDR — o que faz de cada atualização um grande negócio. E esse é o caso com o LPDDR5. Comparado ao LPDDR4x, atualmente usado, que tem velocidades de transferência de até 4.266 Mbps, o LPDDR5 aumentará esse número para 6.400 Mbps.

Esse upgrade afeta o desempenho do seu telefone: a abertura de arquivos grandes e aplicativos pesados fica mais rápida; jogos rodarão mais suavemente; a execução multitarefa e troca entre aplicativos também serão mais rápidos. Sua câmera também se beneficiará da RAM mais rápida, já que as atuais técnicas de fotografia computacional utilizam muitos recursos de hardware do telefone. Fotos mais complexas, como as que usam o Modo Noturno, poderão ser processadas mais rapidamente.

Suporte para mais um padrão HDR

Pouco se sabe sobre a GPU que será emparelhado com a CPU dentro do Snapdragon 865. Contudo, é possível afirmar que seu nome será Adreno 650. E ela trará desempenho ainda melhor em jogos. 

No entanto, o que é mais interessante é que a Qualcomm está adicionando suporte para HDR10 +, mas não é o HDR10 + que o chip atual já suporta. A empresa está introduzindo seu próprio padrão para vídeo HDR e — para deixar as coisas ainda mais confusas —, a companhia está usando a mesma nomenclatura do padrão HDR10+ da Samsung. 

Esperamos que, quando o novo chip for lançado, tenhamos mais clareza sobre as diferenças entre os dois e, mais do que isso, entendamos o porquê da Qualcomm desenvolver sua própria tecnologia quando o HDR10 + é livre de royalties e aberto à qualquer empresa.

Via: phone Arena