A Huawei pode estar atravessando uma série de problemas no mundo após sanções do governo dos Estados Unidos, mas isso não a impede de continuar lançando celulares. Nesta sexta-feira, 26, a empresa revelou na China o Mate 20 X 5G, que é o primeiro celular com capacidade para conectar-se às redes de internet móvel de quinta geração, como seu nome indica.

O modelo não é o primeiro dispositivo 5G a ser anunciado pela chinesa, mas é o primeiro a chegar ao mercado de fato. No início do ano, também foi apresentado o Mate X, o aparelho com tela dobrável da Huawei, mas que ainda não chegou às lojas e teve seu lançamento adiado supostamente diante da preocupação para não repetir os erros do Galaxy Fold da Samsung.

O Mate 20 X 5G chega à China com o preço sugerido de 6.200 yuans (equivalente a cerca de R$ 3.400). Por lá, no entanto, a empresa não precisa se preocupar com a questão de restrição ao uso do Android; os aplicativos do Google sempre foram restritos no país, e a proibição de seu uso não vai incomodar o público chinês, acostumado a usar soluções de outras empresas.

O dispositivo conta com uma tela enorme OLED de 7,2 polegadas e resolução Full HD+, que ocupa quase toda a parte frontal do celular, contando com um corte em formato de gota para abrigar a câmera frontal. Por dentro há um chipset Kirin 980, produzido pela propria Huawei. A EMUI 9.1 usada no dispositivo é desenvolvida sobre o Android 9 Pie.

publicidade

Em relação a câmeras, o Mate 20 X 5G conta com uma configuração tripla, com um sensor principal de 40 megapixels, um secundário de 8 megapixels e mais um terceiro sensor de 20 megapixels, enquanto a câmera frontal conta com um sensor de 25 MP.

A China não é o único país a receber o Mate 20 X 5G. Nesta sexta-feira, também começou a ser comercializado no Reino Unido e Emirados Árabes.