Chris Hughes, cofundador do Facebook, está trabalhando junto à Comissão Federal do Comércio dos EUA (FTC, na sigla em inglês) em um inquérito que busca investigar as práticas comerciais da companhia de Mark Zuckerberg. Segundo o The New York Times, um dos objetivos do processo seria a separação do FacebookInstagramWhatsApp. Hughes afirma que essa trinca monopolizada impede a distribuição adequada de receita, o crescimento e a inovação dos mercados publicitário e de tecnologia. 

O cofundador estaria trabalhando ao lado de Tim Wu, da Universidade de Columbia, e Scott Hemphill, da Universidade de Nova York, dois economistas, no inquérito que também pretende denunciar as chamadas “aquisições defensivas”. O termo batiza a prática do Facebook de comprar direta ou indiretamente startups e empreendimentos que apresentam potencial aos olhos da empresa. Dessa forma, ela garante a eliminação de uma possível futura concorrente e concentra as inovações do mercado sob seus domínios. 

No entanto, o processo corre em sigilo. A FTC não deixa clara a participação de Chris Hughes e nem seus objetivos com o inquérito. O cofundador também não declarou oficialmente nada a respeito da sua atuação nas investigações, ainda que, por diversas vezes, tenha falado publicamente que considera o poder de seu ex-companheiro de trabalho, Mark Zuckerberg, negativo, e direcionado críticas às práticas de mercado implementadas pelo Facebook. 

Fonte: The New York Times