Não vai ser preciso esperar muito para conhecermos a próxima novidade sobre a espaçonave da SpaceX com a missão de explorar Marte. O fundador e CEO da empresa, Elon Musk, prometeu revelar as últimas mudanças do projeto Starship depois que o protótipo de voo de teste, conhecido como Starhopper, completasse seu primeiro voo sem problemas. Esse marco ocorreu na semana passada nas instalações da empresa no sul do Texas em Boca Chica; ou seja, a atualização sobre a Starship deve aparecer em breve, provavelmente, em meados de agosto, disse Musk.

“Agora que Hopper voou, a Starship deve estar pronta em duas semanas”, escreveu o empresário bilionário no Twitter no domingo (28 de julho).

O primeiro projeto detalhado da Starship foi apresentado em setembro de 2016, durante uma palestra no Congresso Internacional de Astronáutica (IAC), no México. As informações diziam que a Starship seria um veículo reutilizável, com capacidade para até 100 passageiros, e que seria lançado da Terra através de um enorme booster; o Sistema de Transporte Interplanetário (ITS).

Em setembro de 2017, em uma reunião da IAC, Musk falou sobre a ideia de colonizar Marte com a SpaceX. Na ocasião, ele nos disse que o ITS havia se tornado um BFR, abreviação de “Big Falcon Rocket”. Em 2018, então, surgiu outra atualização que divulgou que a Starship teria 118 metros de extensão, cerca de 11% mais alto do que previsto anteriormente. Dois meses depois, Musk anunciou outra mudança de nome: a BFR se chamaria Starship e o primeiro estágio, ou booster, seria chamado de Super Heavy.

publicidade

A SpaceX prevê que a Starship e a Super Heavy sejam as responsável por todas as tarefas de voos espaciais da empresa, desde o lançamento de satélites até o transporte de pessoas à Lua e, quem sabe, até Marte também. A primeira missão tripulada, que enviará o bilionário japonês Yusaku Maezawa em uma viagem ao redor da lua, está prevista para 2023. 

Via: Space