O Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito (TESS) da Nasa fez várias descobertas nos últimos dias, incluindo um planeta com três sóis. Entretanto, a mais recente descoberta pode ser a principal: um planeta potencialmente capaz de sustentar vida.

Segundo a Nasa, um grupo de astrônomos usando o TESS descobriu a estrela GJ 357 na constelação de Hydra, a aproximadamente 31 anos-luz da Terra. Um ano-luz equivale a aproximadamente 9,5 trilhões de quilômetros.

O exoplaneta em questão, GJ 357 d, está no limite da “zona habitável” da estrela. Isso significa que ele provavelmente recebe a mesma quantidade de energia que Marte recebe do Sol, explicou a coautora do estudo, Diana Kossakowski. “Apenas os próximos estudos poderão determinar se o planeta possui uma atmosfera densa para conseguir reter calor suficiente, a fim de aquecer o planeta e permitir a entrada de água líquida em sua superfície”.

Desconsiderando a atmosfera, o GJ 357 d possui uma temperatura de equilíbrio de aproximadamente -53ºC. Não está claro o composto do planeta e nem o tamanho. No entanto, sabe-se que se for rochoso, terá entre uma e duas vezes o tamanho da Terra.

O estudo também descobriu outros dois exoplanetas, o GJ 357 b, conhecido como “Terra Quente” e o GJ 357 c.

Os resultados do estudo foram publicados na revista científica Astronomy & Astrophysics.

O nono planeta pode existir, mas escondido atrás de Netuno

Essa revelação surge apenas alguns dias depois da Nasa usar o Tess para descobrir o exoplaneta LTT 1445Ab, que possui três sóis vermelhos e um sistema estelar, conhecido como “Tess Objeto de Interesse 270”. Ele está a 73 anos-luz de distância da Terra.

Fonte: Fox News