Para quem procura uma alternativa ao Windows, sempre existem boas opções de distribuições Linux, que atendem a diferentes gostos e necessidades. Por sua vez, uma das distribuições mais populares do sistema se trata do Linux Mint, que leva como base o sistema do Ubuntu e está sempre recebendo atualizações.

Já neste final de mês de julho, o Linux Mint chegou a sua versão 19.2, chamada de Tina, que trouxe alguns recursos aguardados por sua comunidade. A seguir, veja quais são as principais novidades do Linux Mint 19.2 Tina.

Atualização do Kernel simplificada

Uma parte complicada do Linux Mint ficava para quem precisava atualizar o Kernel do sistema, que trazia algumas versões não suportadas listadas. Agora, além de não listar mais estas versões incompatíveis, o gerenciador de Kernels do Linux Mint permite que você escolha a instalação de vários deles em fila para você não tenha o trabalho manual de instalá-los um a um.

publicidade
Reprodução

Fixando pastas no gerenciador de arquivos

Para gerenciar os arquivos que estão armazenados em sua máquina, o Linux Mint conta com a aplicação Nemo. Entretanto, se você migrou do Windows, talvez você tenha sentido falta da possibilidade de definir atalhos rápidos.

Reprodução

Agora, como você pode ver na imagem acima, o Nemo permite que você fixe pastas em seu painel, que fica na parte esquerda de sua janela. Assim, fica bem mais fácil e rápido encontrar os documentos com que você tanto trabalha.

Novidade para a correção de problemas no sistema

Quem também utiliza o Linux Mint para emergências, gostará de saber que foi adicionada uma opção para fazer o reparo de distribuiçõpes que não estão dando boot através de sua ISO.

 

Reprodução

Novos papéis de parede

Além das melhorias de sistema, é claro, o Linux Mint não deixou de lado novidades para quem se importa com o visual do sistema. Em sua versão 19.2, o Mint trouxe novos papéis de parede criados por sua comunidade, sendo todos eles disponibilizados em alta resolução.

Reprodução

Melhorias na performance do Cinnamon

O ambiente gráfico do Cinnamon sempre foi conhecido por ser leve, tendo boa parte de seu desempenho atrelada ao driver de vídeo utilizado. Com a chegada da versão 9.2 do ambiente gráfico, mais melhorias em relação ao desempenho foram implementadas para que máquinas ainda menos potentes possam rodá-lo com um consumo de memória RAM mais baixo.

Demais novidades e download do Linux Mint 19.2 Tina

A lista de novidades completa do Linux Mint 19.2 pode ser encontrada em seu site oficial através deste link.

Já o download dele pode ser realizado através deste outro link. Alem da sua versão com o Cinnamon,o Linux Mint 19.2 Tina também está disponível com os ambientes gráficos MATE e Xfce.