O FACOM128B é um computador eletromecânico de 1959 mantido em funcionamento pela Fujitsu Tokki Systems no Japão. Para isso a máquina, que opera normalmente, tem um funcionário exclusivo: Tadao Hamada.

O técnico acredita que seu trabalho possibilita que futuras gerações tenham contato com essas relíquias, protegendo a história da computação japonesa. O plano de Hamada é manter o computador integralmente funcional enquanto puder. “Se não, ele se tornará um mero ornamento”, disse ele.

Manter o FACOM128B em funcionamento faz parte de uma iniciativa maior da Fujitsu, que começou em 2006. De acordo com a empresa, “o Projeto de Herança de Tecnologia de Computadores do tipo relé da Fujitsu quer transmitir os pensamentos e sentimentos do pessoal técnico envolvido em seu desenvolvimento e produção para a próxima geração, continuando a trabalhar (…) para manter o FACOM128B, que está se aproximando dos 60 anos, e sua máquina irmã, a FACOM138A, em um estado operacional”.

Além de ter sido usado para projetar lentes de câmeras, o FACOM128B fez parte do desenvolvimento do YS-11, primeiro e único avião de passageiros do pós-guerra totalmente pensado e fabricado no Japão.

publicidade

Via: The Asahi Shimbum