Para cumprir uma decisão anti-truste da Comissão Européia, o Google agora oferecerá aos usuários Android na Europa o download de navegadores e mecanismos de busca alternativos. No início de 2020, a empresa abrirá o widget de pesquisa para os concorrentes.

Em um post oficial, o Google comunicou que os usuários de Android poderão escolher “um provedor de pesquisa para ativar uma caixa de pesquisa na tela inicial”. O mecanismo selecionado também vai se tornar o padrão para busca no Chrome.

Uma nova tela “Escolher seu provedor de pesquisa” será exibida durante o processo de configuração do Android para usuários do Espaço Econômico Europeu (EEE). Isso se os fabricantes tiverem optado por instalar o mecanismo do Google”. “Nos dispositivos em que os provedores de pesquisa rivais são pré-instalados exclusivamente, a tela de opções não será exibida”.

No lado comercial, os serviços de busca poderão se inscrever para a inclusão, mas terão de pagar uma taxa ao Google sempre que forem selecionados por meio da interface escolhida.

publicidade

“No leilão de cada país, os provedores de pesquisa declararão o preço que estão dispostos a pagar cada vez que um usuário os selecionar na tela de opções do país em questão. Cada país terá um limite mínimo de lance. Os três maiores licitantes que atingirem ou excederem o limite de lance para um determinado país aparecerão na tela de escolha desse país”, diz comunicado do Google.

Os provedores de pesquisa interessados têm até setembro para se inscrever e enviar ofertas. A lista de fornecedores para cada país do EEE será confirmada até 31 de outubro.

Via: 9to5Google