Em uma série de tweets no sábado (03/07) à noite, Elon Musk, fundador da SpaceX, disse que planeja fornecer uma atualização sobre o desenvolvimento do projeto Starship em 24 de agosto. Musk disse que o comunicado será realizado em Boca Chica, uma área perto da fronteira com o México. Este é o lugar onde a empresa recentemente levantou um protótipo do Starship, e onde também está construindo uma versão em grande escala dele para testes sub-orbitais chamado Starship Mk1. Uma equipe separada de engenheiros da SpaceX está construindo um protótipo similar, o Starship Mk2, em Cocoa, na Flórida.

Através desta competição interna, as equipes de engenheiros estão testando sistemas para estruturas, propulsão e elétricos que permitirão que a Starship decole e retorne com segurança de uma variedade de superfícies e ambientes. Alvos potenciais incluem a superfície da Lua e de Marte. Em sua fala, Musk disse que ele incluirá uma “revisão detalhada da primeira nave espacial orbital, explicando os prós e contras de cada decisão de projeto”.

publicidade

Nos últimos anos, o desenvolvimento de Starship e suas novas capacidades revolucionárias para voos espaciais consumiram grande parte do tempo e atenção de Musk na SpaceX. A comunidade aeroespacial estava cética quanto à capacidade da empresa de produzir um novo foguete, no entanto Musk parece igualmente determinado a provar que o setor aeroespacial tradicional está errado.

Há pouco mais de uma semana, a empresa colocou o Starhopper para teste pela primeira vez, e obteve sucesso. Durante o teste de 20 segundos, o veículo mostrou que o motor complexo era o suficiente para fazê-lo subir, se mover a curta distância horizontalmente e então voltar com segurança à superfície.

publicidade

Em relação a sua apresentação em 24 de agosto, Musk disse sobre Starship Mk1: “Nós devemos ter a Starship Mk1, com 3 motores Raptor, quase pronta para voar até lá”, se referindo a um vôo inaugural que pode ocorrer em 2020 ou 2021.

Via: Arstechnica