EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Depois de uma tentativa fracassada no final de julho, o inventor francês Franky Zapata atravessou com sucesso o Canal da Mancha no início da manhã deste domingo (04/08) em seu Flyboard Air, um hoverboard a jato. Zapata partiu de Sangatte, na França, e chegou a Dover, na Inglaterra, completando um percurso de cerca de 35 km em 22 minutos. Ele alcançou velocidade de até 260km/h durante o percurso.

publicidade

“Nós fizemos a máquina há três anos”, disse ele após o desembarque , “e agora, cruzamos o canal, é uma loucura”. A viagem não foi contínua, já que como a Flyboard Air tem combustível suficiente para apenas 10 minutos de voôo foi necessária uma parada para reabastecimento no meio do caminho.

Em julho, Zapata caiu na água ao falhar em pousar no posto de reabastecimento. Desta vez, ele optou por uma rota ligeiramente diferente e por um local de pouso maior. Ele também sobrevoou o desfile de comemoração da Queda da Bastilha, no dia 14 de julho.

publicidade

Em 2016, Zapata estabeleceu um recorde mundial para o vôo mais distante de hoverboard, depois de ter pilotado o Flyboard Air ao longo da costa sul da França por 2.252 metros. Ele não é a única pessoa que trabalha com esse tipo de transporte pessoal movido a jato: o inventor inglês Richard Browning desenvolveu um traje a jato que permite ao usuário voar com seis motores turbo amarrados nos braços.

 

Via: The Verge