Segundo reportagem do Global Times, o Hongmeng OS, sistema operacional da Huawei, pode estar próximo de ser mostrado ao público. A empresa ainda não se manifestou sobre o assunto, mas não deve demorar para que a informação seja confirmada (ou não).

Segundo o site, a empresa vai apresentar o sistema operacional em sua conferência de desenvolvedores, que começa na próxima sexta-feira (9) em Dongguan, na China. Além disso, mesmo contrariando as informações divulgadas, foi apontado que um smartphone que roda o Hongmeng OS está em desenvolvimento e já entrou em processo de testes.

O primeiro smartphone com o sistema pode ser lançado ainda neste ano, ao lado do carro-chefe da Huawei, o Mate 30 Pro. Espera-se que o aparelho chegue ao mercado custando cerca de 2.000 yuans (aproximadamente R$1.110).

Ainda não se sabe se o smartphone pode ser anunciado junto do sistema. Até o momento, os executivos da Huawei afirmam que o software foi projetado com foco nos dispositivos IoT, e que os primeiros aparelhos a possuir o sistema serão as novas TVs da linha Honor.

publicidade

O Global Times compara o Hongmeng OS com o Fuchsia, sistema operacional experimental que está sendo projetado pelo Google para rodar em diversos dispositivos – e que pode ser o substituto do Android. A comparação está sendo feito justamente pelos rumores de que ele pode substituir o Android nos aparelhos da marca. 

O sistema operacional Hongmeng está sendo desenvolvido em torno de uma microkernel para que ele possa “acomodar melhor a inteligência artificial e rodar em múltiplas plataformas”. Esse pode ser a grande diferença do sistema em relação ao Android, que é baseado no kernel Linux.

Via: Global Times