A cada dia, o Facebook transparece mais as suas intenções de se transformar em um serviço de mídia. Esse movimento acaba de ganhar um novo capítulo com o lançamento de um serviço de venda de assinaturas de vídeo para os usuários. Inicialmente não passa de um teste em pequena escala, que engloba quatro produtores de conteúdo: a BBC e o serviço agregado da ITV, BritBox; College Humor, o aplicativo MotorTrend e o TasteMade Plus.

O Facebook também entrou em contato com outras produtoras de vídeo, mas inicialmente apenas estas quatro oferecerão conteúdo. “Estamos testando assinaturas de vídeo no Facebook, começando com um conjunto limitado de parceiros”, disse um representante do Facebook à Variety. “Estamos empolgados em trazer os programas e vídeos favoritos das pessoas para o Facebook, onde assinantes podem aproveitar o conteúdo junto com outros fãs. Vamos ouvir as opiniões da nossa comunidade.”

Este teste estará disponível apenas nos Estados Unidos por enquanto, a partir das próximas semanas, e os usuários do serviço farão o pagamento diretamente ao Facebook pelo conteúdo. Como a Apple e o Google, o Facebook recebe uma parte da quantia e transfere o restante para os produtores.

“Parte da teoria por trás dos testes do Facebook é que os serviços por assinatura com fortes comunidades de fãs poderão tirar proveito dos recursos da rede para impulsionar o engajamento”, escreve a reportagem da Variety. “Os assinantes poderão participar de grupos para comentar episódios recentes e participar de maratonas no Facebook, que permitirão que vários usuários assistam a vídeos simultaneamente e conversem em tempo real.”

publicidade

Fonte: Variety