Uma das mudanças presentes no Android Q é a navegação por gestos. Muitos se perguntaram o motivo pelo qual o Google adotou o sistema nessa versão do Android – já que tradicionalmente a navegação é feita por botões (os tradicionais Voltar, Home e Recentes) no rodapé da tela. Em um post no blog para desenvolvedores Android, Allen Huang e Rohan Shah, Gerentes de Produto para a Interface Android no Google, explicaram um pouco o raciocínio por trás da decisão, bem como o processo de desenvolvimento.

Segundo a empresa, um dos principais motivos para trocar os botões por gestos é a ideia de fornecer mais espaço de tela para os aplicativos, permitindo uma maior imersão dos usuários. Além disso, o Google aposta que os gestos são formas mais rápidas, naturais e ergonômicas de interação.

Entretanto, eles destacam que nem tudo foi perfeito. Durante as fases de teste, muitos usuários tiveram dificuldade em se adaptar ao novo sistema. Foram necessários ajustes para que as novas funções pudessem ser utilizadas por todos. Uma outra reclamação bastante constante é a de que a navegação por gestos pode interferir na navegação de um aplicativo – felizmente, algumas mudanças foram feitas para que isso fosse corrigido.

A empresa ainda declarou que que fez uma pesquisa para entender como os usuários seguravam seus telefones, como era o alcance dos dedos e quais partes da tela eram mais usadas. Com esses dados, eles puderam entender como o usuário utiliza seu smartphone e, consequentemente, fazer a mudança da melhor forma possível.

publicidade

A navegação por gestos é uma das novidades presentes no Android Q, que chega em algum momento de setembro. E quem prefere os botões não precisa se preocupar: eles ainda estarão disponíveis como uma opção no sistema, pelo menos por enquanto.

Fonte: Google