EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Cães e gatos não são interessantes o bastante para você? Prefere algo mais exótico? Que tal uma aranha-robô programável? É o que a empresa chinesa Vincross oferece com o HEXA, um simpático robô hexápode (com seis pernas) que lembra uma versão futurista de uma aranha-pavão.

Com cerca de 12 centímetros de altura, 50 cm de diâmetro e pesando 1,7 Kg, o HEXA é equipado com 19 servomotores e um conjunto de sensores, incluindo câmeras e sensores de distância, que lhe dão grande mobilidade e capacidade de expressão.

publicidade

Graças a um kit de desenvolvimento de software (SDK) amigável o usuário pode programar o robô para explorar o terreno, escalar obstáculos, dançar ou até mesmo escrever mensagens em um quadro branco. O sistema operacional do robô, chamado MIND e baseado em Linux, cuida da automação de muitos detalhes da movimentação. O programador pode simplesmente dizer ‘ande’, em vez de ter que se preocupar em coordenar o movimento das seis pernas e como manter o equilíbrio do robô em movimento.

Segundo a fabricante, o HEXA oferece a ‘plataforma ideal’, tanto em hardware quanto em software, para quem quer aprender e explorar o campo da robótica. Mas se o software é amigável, o preço nem tanto: o HEXA custa US$ 949 no site da Vincross. Se bem que, considerando que você não precisará gastar com comida, brinquedinhos e consultas ao veterinário, talvez seja um bom negócio a longo prazo.

publicidade