Você já pode ter percebido nos Stories do Instagram nos últimos tempos que muita gente começou a usar filtros de realidade aumentada curiosos (ou bizarros) e que jamais seriam desenvolvidos pelo próprio aplicativo. Eles são resultado de uma plataforma que estava em testes, mas que foi liberada de forma final nesta terça-feira, 13.

A plataforma em questão é a Spark AR, do Facebook, que permite criar filtros para Stories tanto do Instagram quanto do próprio Facebook. O acesso à plataforma ainda era limitado durante a fase beta, mas a empresa agora “está aberto a todos os criadores, desenvolvedores, designers, marcas e pessoas que queiram criar seus próprios efeitos personalizados”, segundo o comunicado.

publicidade

Junto da novidade, o Instagram anunciou uma nova ferramenta chamada “Galeria de Efeitos”, que permitirá encontrar com mais facilidade os filtros para aplicá-los em suas publicações. A empresa explica que, agora, quando você procurar pelos efeitos de câmera do Instagram, encontrará um item chamado “Ver Efeitos” ao fim da bandeja de filtros, onde será possível descobrir novidades.

Ao longo deste período experimental, todo tipo de filtro foi criado e compartilhado com a comunidade. Alguns deles eram bonitos e artísticos; outros, no entanto, foram desenvolvidos apenas para fins humorísticos, como é o caso do filtro que coloca o rosto do apresentador Faustão sobre a face de qualquer usuário, com resultados perturbadores.

publicidade

Se você se interessou por criar seus próprios filtros, pode conferir as ferramentas da Spark AR neste link.