A empresa de produtos sustentáveis Himo, uma subsidiária da chinesa Xiaomi, lançou esta semana uma nova bicicleta elétrica, a Himo C16. A bicicleta foi produzida com recursos arrecadados por financiamento coletivo (crowdfunding). A empresa já lançou outras bikes automatizadas que se tornaram muito populares. A última delas foi anunciada há poucos meses, em abril, chama-se Himo T1 e estava prevista para chegar ao mercado chinês em junho.

A nova bicicleta elétrica da Himo é ciclomotor (MOPED), tem um design diferente, opções de cor branca, preta ou marrom e uma bateria mais potente. Esta, inclusive, é uma das novidades do veículo de duas rodas: a bateria é leve e portátil, sendo removida e, consequentemente, transportada com facilidade pelo ciclista. Por ser removível, a recarga tornou-se mais simples e flexível, porque permite energizar a bateria longe da bicicleta.

De acordo com a Himo, a bateria tem uma autonomia de até 75 quilômetros, mas, se um segundo passageiro estiver a bordo, o alcance cai para 55 quilômetros. Pensando em tornar o produto mais sustentável, a fonte de energia ainda é constituída por um recurso de economia de bateria e detecção de movimento do ciclista, que prolonga a autonomia da bicicleta.

Reprodução

O veículo tem um assento extra e uma grande cesta na parte frontal. Também apresenta um apoio para os pés que pode ser usado quando o ciclista não está pedalando. No guidão, há um painel digital que mostra, por exemplo, velocidade e nível da bateria. Para completar, a bicicleta tem um farol dianteiro de LED e uma luz de freio, tornando-a adequada e mais segurada para ser utilizada à noite.

publicidade

A Himo C16 está prevista para chegar no mercado chinês em 19 de setembro, mas, por enquanto, não se sabe quando ela será lançada em outros países. Lá na China, a bicicleta foi anunciada por 1.999 yuans, cerca de R$ 1.137 em conversão direta.

Via: Gizmochina