A nova empresa de inteligência artificial Cerebras Systems está lançando o maior chip semicondutor já construído. A empresa anunciou o produto nesta semana durante a conferência Hot Chips na Universidade de Stanford, em Palo Alto, Califórnia.

O primeiro processador 4004 da Intel, lançado em 1971, tinha 2.300 transistores, e um processador atual da Advanced Micro Devices (AMD) para PCs tem 32 bilhões de transistores. Mas o chip da Cerebras tem “apenas” 1,2 trilhões de transistores. 

A maioria dos processadores é construído em cima de uma pastilha (wafer) de silício de 12 polegadas. O novo chip da Cerebras Systems é um único interconectado em uma única pastilha. As interconexões são projetadas para manter tudo funcionando em altas velocidades, de modo que os trilhões de transistores trabalhem juntos.

Reprodução

publicidade

A Samsung já produziu um chip de memória flash com 2 trilhões de transistores. Mas o processador da Cerebras é feito para processamento de dados e possui 400.000 núcleos em uma área de 42.225 milímetros quadrados. Ou seja, ele é 56,7 vezes maior que a maior unidade de processamento gráfico da Nvidia, que mede 815 milímetros quadrados e tem 21,1 bilhões de transistores.

O tamanho dos chips é profundamente importante na inteligência artificial, pois os maiores processam as informações mais rapidamente. Reduzir esse período para o insight, ou “tempo de treinamento”, permite que os pesquisadores testem mais ideias, usem mais dados e resolvam novos problemas. Google, Facebook, OpenAI, Tencent, Baidu e muitos outros argumentam que a limitação fundamental da IA atual é que é necessário muito tempo para treinar modelos. Assim, reduzir o tempo de treinamento elimina um grande obstáculo nesse sentido.

Via: VentureBeat