Desde que o Google anunciou o desenvolvimento da décima versão do Android, conhecida pelo codinome “Android Q”, em março deste ano, muito se discutiu sobre o possivel nome do sistema operacional.

A empresa sempre batizou as versões com o nome de sobremesas, mas não havia muitas boas opções com ‘Q’. Quiche e Quesadilla, duas sugestões comuns, são pratos salgados, e Quindim, embora faça sentido no Brasil e Portugal, não é muito conhecido no resto do mundo.

Mas hoje (22/08) o próprio Google acabou com a discussão (e a tradição). A próxima versão do Android vai se chamar… Android 10. Segundo a empresa, em um post em seu blog, a mudança foi feita para comunicar melhor aos consumidores qual a versão mais atual do sistema.

Em muitas linguas, por exemplo, não há diferença entre L e R, então não fica óbvio que Lollipop vem depois de Kitkat. Sem falar que muitos nomes podem não fazer sentido para usuários em várias partes do mundo: americanos (e nós, Brasileiros) sabem o que é um KitKat ou Marshmallow, mas o mesmo não pode ser dito dos usuários no interior da Índia ou na África.

publicidade

-> Testamos o Android Q: veja o que esperar do novo sistema

A idéia é que com o sistema numérico os nomes sejam mais “claros” para consumidores em todo o mundo, bem como a relação entre as diferentes versões. Um usuário pode não saber se “Oreo” é melhor que “Pie”, mas sabe que 9 é maior que 8.

Além da mudança no nome, o Google deu uma “retocada” na marca, ajustando a fonte (agora na cor preta) e o design do já clássico robozinho que representa o sistema. O vídeo abaixo apresenta as mudanças.

O Google também confirmou que o lançamento final do Android 10 está próximo: a empresa diz que acontecerá dentro das próximas semanas.

Fonte: Google