Um Tesla Model S, avaliado em 90 mil libras (quase meio milhão de reais) trancado foi roubado em apenas 30 segundos na Inglaterra. Dois ladrões usaram um sistema de transmissão sem fios para enganar os computadores do carro e fazer com que o veículo “entendesse” que a chave estava próxima, o que destravou automaticamente as portas.

A ocorrência foi registrada em uma casa em Borehamwood, a cerca de 20km do centro de Londres. Uma câmera de segurança capturou a façanha na madrugada da última quarta-feira (21). O vídeo foi publicado no site Newsflare pelo proprietário, que se disse chocado com a rapidez da ação. Veja:

A Polícia de Hertfordshire confirmou ao site Business Insider o roubo do Tesla branco e confirmou que uma investigação foi iniciada após a ocorrência. Natalie Dearman, porta-voz do órgão de segurança, comenta que o carro foi encontrado em Londres, meia hora depois.

publicidade

Carros como os da Tesla, que possuem travamento automático, podem ser alvos de ladrões que se apropriam do seu sistema de transmissão. Isso porque as chaves emitem um sinal “amigável” de curto alcance, que se estende por cerca de 2 metros, e os ladrões podem hackear e amplificar o sinal. Para isso, eles só precisam colocar um sistema de retransmissão sem fio perto das chaves – neste caso, pela porta da frente da casa – para capturar o sinal e enviá-lo de volta para o carro, que lê que a chave foi ativada nas proximidades e destrava as portas do veículo.

Crime reincidente

O executivo de tecnologia Antony Kennedy afirma, ao Business Insider, que um ladrão em Essex, na Inglaterra, usou um truque semelhante para roubar seu Tesla Model S em outubro. Ele capturou o sinal de “entrada passiva”, que automaticamente abre as portas quando alguém se aproxima do carro com a chave.

No início de agosto, uma mulher também roubou um Tesla Model S no Arizona, nos Estados Unidos. No entanto, de acordo com a polícia, ela ficou sem bateria enquanto tentava fugir. A criminosa ficou trancada no veículo, e a janela teve de ser quebrada para realizar a prisão.

Fonte: Business Insider